Profissionalização da Liderança Pública: uma Revisão da Literatura sobre Valores, Competências e Seleção de Dirigentes Públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.1.27761.08-27

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a produção científica sobre as capacidades, valores e papéis esperados dos gestores públicos para o efetivo cumprimento de suas atribuições, analisando em que medida tais atributos têm sido utilizados na seleção de candidatos para ocupação de cargos gerenciais na administração pública. Por meio de uma revisão sistemática da literatura publicada no período de 2010 a 2018, foi possível constatar que as capacidades de comunicação, colaboração e construção de parcerias, aliadas aos valores de integridade, honestidade, eficiência e eficácia, são os atributos mais frequentemente apontados. Em parte, esses atributos são observados no recrutamento gerencial, entretanto, parecem não atender, por completo, os requisitos necessários à resolução de problemas em contextos de maior volatilidade, complexidade e inovação, reforçando a importância da profissionalização e meritocracia na ocupação dos cargos públicos, além da necessidade de estudos futuros para identificação de competências gerenciais relevantes, sob a ótica dos cidadãos.

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Biografia do Autor

André Vaz Lopes, Analista Administrativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/FACE/Unb);

Doutorando em Administração na Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Saúde Pública, com área de concentração em Desenvolvimento e Políticas Públicas (Ensp/Fiocruz) e Graduado em Administração com habilitação em Administração Pública (UDF). Cursou ainda especialização em Vigilância Sanitária (Ensp/Fiocruz) e MBA em Gestão Estratégica do Setor Público (UDF). É servidor público federal, ocupante do cargo efetivo de Analista Administrativo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), onde trabalha desde 2001, tendo exercido diversas funções como Coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Assessor do Diretor-Presidente, Superintendente de Gestão Interna e assessor da Diretoria de Gestão Institucional.

Maria Júlia Pantoja, Professora Adjunta da Universidade de Brasília (Unb)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E, com publicações e pesquisas em avaliação da efetividade de programas de Treinamento e Desenvolvimento. Atua em projetos de pesquisa focalizando os seguintes temas: aprendizagem no trabalho, teletrabalho, novas tecnologias e competências emergentes, educação corporativa, redes sociais em contextos rurais e organizacionais, inovação e competitividade.

Andrea de Oliveira Gonçalves, Professora Associada da Universidade de Brasília (Unb)

Possui doutorado em Integração da América Latina (área - Estado e Sociedade) pela Universidade de São Paulo - USP (2005) Brasil; mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce (1993). Atualmente é professora associada na Universidade de Brasília - UnB com atribuições no Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da FACE/UNB e no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais; consultora ad hoc CAPES e CNPq. É membro integrado do Centro de Administração Pública e Políticas Públicas (CAPP), da Universidade de Lisboa. Lidera o Grupo de Estudos em Gestão de Serviços Públicos (www.gespu.unb.br) e é editora da Revista Eletrônica Gestão e Saúde. Tem experiência na gestão pública, com ênfase em Organizações Públicas. Além disso, atua e pesquisa temas no campo da gestão participativa, processos , monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde; gestão de serviços públicos.

João Abreu de Faria Bilhim, Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa)

Possui doutoramento em Ciências Sociais (1993) pela Universidade Técnica de Lisboa (atual Ulisboa - Universidade de Lisboa). É Professor Visitante da FACE - Universidade Federal de Brasília (UnB). Pesquisador Responsável do projeto - "Do governo à Governança" - Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP, Ulisboa. Pesquisador GESPU/UnB. Foi presidente da entidade administrativa independente, Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (CReSAP); Foi Presidente do ISCSP - UTL; Professor Catedrático Jubilado ISCSP, Ulisboa; Possui experiência na área de administração pública e gestão de recursos humanos. 

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Publicado

22-01-2020

Como Citar

Lopes, A. V., Pantoja, M. J., Gonçalves, A. de O., & Bilhim, J. A. de F. (2020). Profissionalização da Liderança Pública: uma Revisão da Literatura sobre Valores, Competências e Seleção de Dirigentes Públicos. Revista Gestão & Conexões, 9(1), 08–27. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.1.27761.08-27

Edição

Seção

Artigos