Use of Strategic Tools in Farm Management: Evidences From The Brazilian Countryside

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.1.28106.28-49

Resumo

Este estudo buscou identificar as características associadas ao uso das ferramentas estratégicas no contexto das propriedades rurais. Para tanto, foi realizado um survey, com uma amostra de 181 produtores rurais da microrregião de Dourados, no Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Testou-se a associação das variáveis por meio da estatística , Coeficiente  e Coeficiente  de Cramer. Os resultados revelam que o uso das ferramentas estratégicas está associado ao nível de conhecimento sobre gestão estratégica, grau de escolaridade, tamanho da fazenda, uso de sistemas de controle, separação de gastos da fazenda dos gastos pessoais da família e nível de conhecimento sobre gestão de custos. Verificou-se que houve avanços em termos de adoção de práticas de gerenciamento estratégico, porém ainda predomina a gestão informal ou pouco desenvolvida nas fazendas investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Todescato Cavalheiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestre em Agronegócios (UFGD), Especialista em Gestão de Pessoas (UCDB), graduado em Ciências Contábeis (UFGD). Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC) e Técnico Administrativo na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Andréia Maria Kremer, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestra em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Bacharel em Administração (UFGD). Atualmente é professora formadora do bacharelado em Administração Pública da EaD na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), professora na Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC) e ocupa o cargo de Administradora na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Regio Márcio Toesca Gimenes, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pós-doutor em Finanças (FEA/USP), Doutor em Administração (Universidad de León e Universidade Federal de Viçosa), Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC), Mestre em Administração de Empresas (PUC/SP). Atualmente é professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados.

Márcio Baratelli, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)

Pós-graduando em Gestão Estratégica Empresarial pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC) e Bacharel em Administração (FETAC).

Luciano Braga Pitteri, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC)

Pós-graduando em Gestão Estratégica Empresarial pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC) e Bacharel em Administração (FETAC).

Downloads

Publicado

22-01-2020

Como Citar

Todescato Cavalheiro, R., Kremer, A. M., Toesca Gimenes, R. M., Baratelli, M., & Braga Pitteri, L. (2020). Use of Strategic Tools in Farm Management: Evidences From The Brazilian Countryside. Revista Gestão & Conexões, 9(1), 28–49. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2020.9.1.28106.28-49

Edição

Seção

Artigos