Desafios Gerenciais do Professor-Gestor: Um Estudo com Coordenadores de Curso da Graduação em uma Instituição Federal de Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.37408.72-96

Palavras-chave:

Gestão Acadêmica; Desafios Gerenciais; Professor-Gestor.

Resumo

A gestão acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior é caracterizada pela atuação do professor como gestor, e envolve o enfrentamento de muitos desafios. O objetivo desta pesquisa é apresentar os desafios gerenciais enfrentados por docentes enquanto Coordenadores de Curso da Graduação em uma Instituição Federal de Ensino Superior. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e de campo, com abordagem exploratória. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado junto aos entrevistados e os procedimentos adotados para tratar e interpretar os dados da pesquisa foram realizados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos coordenadores compreendem: falta de recursos financeiros; relacionamento interpessoal com docentes; conciliação de conflitos; lidar com problemas dos discentes; conciliar todas as atividades gerenciais e acadêmicas; realizar mudanças no Projeto Pedagógico do Curso e no currículo do curso; manipular as ferramentas nos sistemas SIGAA, SIPAC.

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Biografia do Autor

Mariana Ferreira Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra em Gestão Pública e Cooperação Internacional (UFPB)

Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Administração e Turismo (Univali)

Cinthia Moura Frade, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional (UFPB)

Lucas Andrade de Morais, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutor em Letras ( UERN)

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Pessoa, M. F., Lima Coelho, A. L. de A. ., Frade, C. M., & Morais, L. A. de. (2022). Desafios Gerenciais do Professor-Gestor: Um Estudo com Coordenadores de Curso da Graduação em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Revista Gestão & Conexões, 11(2), 72–96. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.37408.72-96

Edição

Seção

Artigos