Preparo Digital das Empresas no Período de Pandemia: Uma Análise do Setor de Serviços Financeiros de Maringá-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2023.12.3.41074.121-142

Palavras-chave:

preparo digital, serviços financeiros, marketing digital, marketing 5.0, pandemia da covid-19

Resumo

O advento da pandemia da Covid-19 exigiu mudanças na maneira como os indivíduos interagem entre si, nas relações de trabalho, e também o consumo de bens e serviços, os quais tornaram-se muito mais digitais. Neste estudo qualitativo, buscou-se analisar o preparo digital das empresas do setor de serviços financeiros de Maringá-PR, a partir dos impactos da pandemia, de acordo com os critérios do Marketing 5.0. Foram entrevistadas 15 empresas, por meio de um roteiro semiestruturado de perguntas. Em seguida, os dados foram analisados e as empresas foram enquadradas em seus respectivos perfis de preparo digital. Verificou-se que as empresas cresceram no período de pandemia e utilizaram os aprendizados deste tempo para estruturar processos digitais. No entanto, os clientes ainda apresentam problemas de confiança nas interações totalmente digitais, e por isso preferem ter o primeiro contato físico antes de migrarem para as interações virtuais. Comparando com o modelo teórico, dentre os quatro quadrantes apresentados no marketing 5.0, as empresas do setor financeiro se encontraram principalmente no quadrante onipresente.

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Biografia do Autor

Gabriela Carvalho, Universidade Estadual de Maringá

Bacharelado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.

Vitor Nogami, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (DAD-UEM). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM  (PPA-UEM). Coordenador do MBA em Gestão e Desempenho Empresarial (MBA-UEM).

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Publicado

08-09-2023

Como Citar

Jodas de Carvalho, G., & Koki da Costa Nogami, V. (2023). Preparo Digital das Empresas no Período de Pandemia: Uma Análise do Setor de Serviços Financeiros de Maringá-PR. Revista Gestão & Conexões, 12(3), 121–142. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2023.12.3.41074.121-142

Edição

Seção

Artigos