Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho no Setor Portuário
Revisão da Literatura e Oportunidades de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2025.14.2.43532.20.40Palavras-chave:
Avaliação de desempenho, Saúde e segurança do trabalho, Setor portuário, Proknow-CResumo
O setor portuário desempenha um papel fundamental na economia global e as empresas deste ramo competem intensamente, exigindo, cada vez mais, serviços que melhorem a segurança operacional, a inteligência e a responsabilidade ambiental. No entanto, o setor luta para adotar inovações e enfrenta desafios na saúde e segurança dos trabalhadores. Esta pesquisa explora a gestão da saúde e segurança ocupacional no setor portuário por meio de uma revisão da literatura de publicações internacionais. O objetivo é destacar aspectos-chave desta área de conhecimento e identificar oportunidades de pesquisa. O ProKnow-C foi utilizado para selecionar o portfólio bibliográfico e realizar a bibliometria. O portfólio contém 27 artigos científicos. Os destaques bibliométricos analisados foram: (i) artigos relevantes, (ii) autores de destaque, (iii) países onde a pesquisa foi realizada, (iv) periódicos proeminentes e (v) principais palavras-chave. O estudo enfatiza as principais conclusões dos artigos, estabelecendo nosso entendimento atual sobre o tema e identificando oportunidades para pesquisas futuras.
Referências
Antão, P., Calderón, M., Puig, M., Michail, A., Wooldridge, C., & Darbra, R. M. (2016). Identification of occupational health, safety, security (OHSS) and environmental performance indicators in port areas. Safety science, 85, 266-275.
Bauk, S., Schmeink, A., & Colomer, J. (2018). An RFID model for improving workers’ safety at the seaport in transitional environment. Transport, 33(2), 353-363.
Beresford, A., Pettit, S., Xu, Q., & Williams, S. (2012). A study of dry port development in China. Maritime Economics & Logistics, 14, 73-98.
Bloor, M., Thomas, M., & Lane, T. (2000). Health risks in the global shipping industry: an overview. Health, Risk & Society, 2(3), 329-340.
Cezar-Vaz, M. R., Bonow, C. A., Almeida, M. C. V. D., Sant'Anna, C. F., & Cardoso, L. S. (2016). Workload and associated factors: a study in maritime port in Brazil. Revista latino-americana de enfermagem, 24, e2837.
Cezar-Vaz, M. R., Bonow, C. A., Xavier, D. M., Vaz, J. C., Cardoso, L. S., Mello, M. C. V. A. D., ... & Sant’Anna, C. F. (2018). Prevalence of low back pain and dorsalgia and associated factors among casual dockworkers. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(10), 2310.
Chin, H. C., & Debnath, A. K. (2009). Modeling perceived collision risk in port water navigation. Safety Science, 47(10), 1410-1416.
Corrigan, S., Kay, A., Ryan, M., Ward, M. E., & Brazil, B. (2019). Human factors and safety culture: Challenges and opportunities for the port environment. Safety Science, 119, 252-265.
Darbra, R. M., & Casal, J. (2004). Historical analysis of accidents in seaports. Safety science, 42(2), 85-98.
Del Giudice, M., Di Vaio, A., Hassan, R., & Palladino, R. (2022). Digitalization and new technologies for sustainable business models at the ship–port interface: A bibliometric analysis. Maritime Policy & Management, 49(3), 410-446.
Dutra, A., Ripoll-Feliu, V. M., Fillol, A. G., Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2015). The construction of knowledge from the scientific literature about the theme seaport performance evaluation. International Journal of Productivity and Performance Management, 64(2), 243-269.
ELSEVIER. Safety Science. (2023) [cited 2023 Sep 16] Available from: https://www.sciencedirect.com/journal/safety-science
Ensslin, L., Ensslin, S. R., Dutra, A., Nunes, N. A., & Reis, C. (2017). BPM governance: a literature analysis of performance evaluation. Business Process Management Journal, 23(1), 71-86.
Ensslin, L., Gonçalves, A., Dutra, A., & Ensslin, S. R. Gestão de Riscos de Acidentes de Trabalho na Indústria da Construção Civil: Revisão Bibliográfica. Gestão e Desenvolvimento em Revista, 9(1), 59-80.
Ensslin, L., Gonçalves, A., Ensslin, S. R., & Dutra, A. (2023). Bibliometric and systemic review of the state of the art of occupational risk management in the construction industry. International Journal of Occupational Safety and Ergonomics, 29(3), 1107-1120.
Fabiano, B., Currò, F., Reverberi, A. P., & Pastorino, R. (2010). Port safety and the container revolution: A statistical study on human factor and occupational accidents over the long period. Safety science, 48(8), 980-990.
Gul, M. (2020). A fuzzy-based occupational health and safety risk assessment framework and a case study in an international port authority. Journal of Marine Engineering & Technology, 19(4), 161-175.
Hänninen, M., Banda, O. A. V., & Kujala, P. (2014). Bayesian network model of maritime safety management. Expert Systems with Applications, 41(17), 7837-7846.
Härmälinen P, Takala J, Kiat TB. (2017). Global estimates of occupational accidents and work-related illnesses 2017. World. 2017; 3-4.
ILO. International Labor Organization. (2023) [cited 2023 Sep 20] Available from: https://ilostat.ilo.org/topics/safety-and-health-at-work
Kececi, T., & Arslan, O. (2017). SHARE technique: A novel approach to root cause analysis of ship accidents. Safety science, 96, 1-21.
Khandan, M., Koohpaei, A., Kohansal Aghchay, M., Ebrahimi, M. H., Khammar, A., Arsang Jang, S., & Poursadeghiyan, M. (2017). Assessing the factors predicting work-related musculoskeletal disorders among Iranian port’s personnel using regression model. Iranian Rehabilitation Journal, 15(4), 309-316.
Lu, C. S., & Kuo, S. Y. (2016). The effect of job stress on self-reported safety behaviour in container terminal operations: The moderating role of emotional intelligence. Transportation research part F: traffic psychology and behaviour, 37, 10-26.
Lu, C. S., Lin, C. C., & Tu, C. J. (2009). Corporate social responsibility and organizational performance in container shipping. International Journal of Logistics: Research and Applications, 12(2), 119-132.
Lu, C. S., & Shang, K. C. (2005). An empirical investigation of safety climate in container terminal operators. Journal of safety Research, 36(3), 297-308.
Lu, C. S., & Tsai, C. L. (2008). The effects of safety climate on vessel accidents in the container shipping context. Accident Analysis & Prevention, 40(2), 594-601.
Lu, C. S., & Yang, C. S. (2010). Safety leadership and safety behavior in container terminal operations. Safety science, 48(2), 123-134.
Molero, G. D., Santarremigia, F. E., Aragonés-Beltrán, P., & Pastor-Ferrando, J. P. (2017). Total safety by design: Increased safety and operability of supply chain of inland terminals for containers with dangerous goods. Safety science, 100, 168-182.
Motter, A. A., & Santos, M. (2017). The importance of communication for the maintenance of health and safety in work operations in ports. Safety science, 96, 117-120.
Niemelä, R., Rautio, S., Hannula, M., & Reijula, K. (2002). Work environment effects on labor productivity: an intervention study in a storage building. American journal of industrial medicine, 42(4), 328-335.
Pallis, P. L. (2017). Port risk management in container terminals. Transportation research procedia, 25, 4411-4421.
Rambo, M. A., Ensslin, L., Dutra, A., & Ensslin, S. (2023). Using the constructivist multi-criteria decision aid model (MCDA-C) to supporting the planning of the creation of a quality seal for cargo handling for ports of Santa Catarina. World Review of Intermodal Transportation Research, 11(3), 280-304.
Reniers, G. L., Dullaert, W., Ale, B. J. M., & Soudan, K. (2005). Developing an external domino accident prevention framework: Hazwim. Journal of Loss Prevention in the process industries, 18(3), 127-138.
TAYLOR & FRANCIS. International Journal of Occupational Safety and Ergonomics. (2023). [cited 2023 Sep 16] Available from: https://www.tandfonline.com/journals/tose20
UNCTAD. United Nations Conference on Trade and Development. (2023). [cited 2023 Sep 12] Available from: https://unctadstat.unctad.org/EN/Infographics.html?theme=trademerch-check
Van Eck, N. J., & Waltman, L. (2018). Manual for VOSviewer version 1.6. 8. CWTS meaningful metrics. Universiteit Leiden.
Vanelslander, T., Carlan, V., & Sys, C. (2016). Innovation among seaport operators: A QCA approach for determining success conditions. Innovation among seaport operators: a QCA approach for determining success conditions, 291-314.
Vanti, N. A. P. (2002). Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, 31, 369-379.
Vidmar, P., & Perkovič, M. (2015). Methodological approach for safety assessment of cruise ship in port. Safety science, 80, 189-200.
Wachter, J. K., & Yorio, P. L. (2014). A system of safety management practices and worker engagement for reducing and preventing accidents: An empirical and theoretical investigation. Accident Analysis & Prevention, 68, 117-130.
Walters, D., Wadsworth, E., & Bhattacharya, S. (2020). What about the workers?—Experiences of arrangements for safety and health in global container terminals. Safety Science, 121, 474-484.
Wang, J., Mo, C., Sheng, Q., Huang, Y., Lin, D., Liang, Y., & Zhang, N. (2023). Association of length of service and job category with occupational health literacy of port employees in Shenzhen, China. BMC Public Health, 23(1), 1-10.
Wang, Y., Zhan, S., Liu, Y., & Li, Y. (2017). Occupational hazards to health of port workers. International Journal of Occupational Safety and Ergonomics, 23(4), 584-588.
World Economic Forum. Here are the 20 Busiest Ports on the Planet. (2019). [cited 2023 Sep 15] Available from: https://www.weforum.org/agenda/2019/02/visualizing-the-world-s-busiest-ports
Zhou, L., Fu, G., & Xue, Y. (2018). Human and organizational factors in Chinese hazardous chemical accidents: A case study of the ‘8.12’Tianjin Port fire and explosion using the HFACS-HC. International journal of occupational safety and ergonomics, 24(3), 329-3
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).