Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual

Autores

  • Magali Aparecida de Oliveira Arnais Universidade Estadual de Campinas (São Paulo, UNICAMP)
  • Diego de Bernardin Stadoan Universidade Estadual de Campinas (São Paulo, UNICAMP)
  • Vilson Zattera Universidade Estadual de Campinas (São Paulo, UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5051.92-106.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5051.92-106.

 

As tecnologias evoluem em ritmo acelerado, no entanto a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual ainda não está devidamente considerada no ambiente acadêmico. Este artigo objetiva apresentar relatos individuais, escritos a partir da percepção de dois alunos/pesquisadores com deficiência visual, usuários do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas (LAB/BCCL/Unicamp), como recurso para aprofundar o conhecimento sobre acessibilidade no ambiente acadêmico. Três aspectos no quesito acessibilidade são apontados por esses usuários: a arquitetônica, a comunicacional levando-se em conta o uso das novas tecnologias e a atitudinal. O aluno/pesquisador com deficiência visual no ensino superior aprende caminhos alternativos para atingir seus objetivos, aponta desde ações de políticas públicas na criação de instrumentos diferentes para uma mesma finalidade às atitudes pró ativas na construção do conceito de acessibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-06-2014

Como Citar

Arnais, M. A. de O., Stadoan, D. de B., & Zattera, V. (2014). Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual. Revista Gestão & Conexões, 3(1), 92–106. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5051.92-106.