Acessibilidade sob Diferentes Pontos de Vista: caminhos percorridos pelo pesquisador com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5051.92-106.Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5051.92-106.
As tecnologias evoluem em ritmo acelerado, no entanto a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual ainda não está devidamente considerada no ambiente acadêmico. Este artigo objetiva apresentar relatos individuais, escritos a partir da percepção de dois alunos/pesquisadores com deficiência visual, usuários do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas (LAB/BCCL/Unicamp), como recurso para aprofundar o conhecimento sobre acessibilidade no ambiente acadêmico. Três aspectos no quesito acessibilidade são apontados por esses usuários: a arquitetônica, a comunicacional levando-se em conta o uso das novas tecnologias e a atitudinal. O aluno/pesquisador com deficiência visual no ensino superior aprende caminhos alternativos para atingir seus objetivos, aponta desde ações de políticas públicas na criação de instrumentos diferentes para uma mesma finalidade às atitudes pró ativas na construção do conceito de acessibilidade.
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