Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede

Autores

  • Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Rio Grande do Norte, UFRN)
  • Margareth Maciel Figueiredo Dias Furtado Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Rio Grande do Norte, UFRN)
  • Elizabeth S. Kanzaki Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Rio Grande do Norte, UFRN)
  • Érica Simony Fernandes de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Rio Grande do Norte, UFRN)
  • Audinêz Barreto Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Rio Grande do Norte, UFRN)
  • Sidney Trindade Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Rio Grande do Norte, UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5052.43-67.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5052.43-67.

 

Este artigo socializa a experiência de implantação do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede. Aborda a relação entre bibliotecas e acessibilidade, seja informacional ou física. Faz um relato histórico sobre as ações voltadas à inclusão no âmbito da UFRN, desde os primeiros projetos, passando pela criação da Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (Caene) até a implantação do Laboratório de Acessibilidade. Adota como metodologia um relato de experiência baseado em levantamento teórico e histórico e análise estatística dos resultados da implantação laboratório. Apresenta resultados quantitativos e qualitativos. Conclui-se que a missão das bibliotecas universitárias não pode ser concretizada se não houver condições igualitárias de acesso ao conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-06-2014

Como Citar

Melo, F. R. L. V. de, Furtado, M. M. F. . D., Ribeiro, E. S. K., Melo, Érica S. F. de, Araújo, A. B., & Trindade, S. (2014). Experiências e Iniciativas em Acessibilidade e Inclusão na UFRN: o Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede. Revista Gestão & Conexões, 3(1), 43–67. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5052.43-67.