O Atendimento Educacional Especializado e a Tecnologia Assistiva: novas perspectivas para o ensino inclusivo

Autores

  • Eliane de Souza Ramos Secretaria de Educação do Município de Amparo (São Paulo - SP) Fundação Síndrome de Down Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino e Diferença (LEPED/UNICAMP)
  • Lilia Maria Souza Barreto Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer /Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CTI/CenPRA/CNRTA) Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino e Diferença (LEPED/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5053.122-141.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5053.122-141.

 

Com este artigo, almejamos colaborar com a atualização de conhecimentos relacionados à inserção e à criação da tecnologia assistiva (TA) no atendimento educacional especializado (AEE). O AEE é um serviço ao qual tem direito alunos com deficiências, transtorno do espectro autístico, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Esse atendimento deve ser realizado nas salas de recursos multifuncionais (SRM) em período diferente daquele em que o aluno frequenta as aulas no ensino regular. Focamos nossos pressupostos na relação que vem sendo construída, por professores do AEE e por pesquisadores, entre a TA e o AEE, que deve ser planejada e colocada em prática no movimento de transformação da diferença humana.

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Publicado

17-06-2014

Como Citar

Ramos, E. de S., & Barreto, L. M. S. (2014). O Atendimento Educacional Especializado e a Tecnologia Assistiva: novas perspectivas para o ensino inclusivo. Revista Gestão & Conexões, 3(1), 122–141. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5053.122-141.