A identidade de enfermeiros supervisores em um hospital público de Belo Horizonte

Autores

  • Raquel Mieco Minini Universidade Federal de Minas Gerais
  • Deise Luiza da Silva Ferraz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8402.165-186.

Resumo

Com este estudo, objetivou-se identificar a percepção tanto dos enfermeiros supervisores sobre suas atividades quanto dos diferentes sujeitos que delas participam, a fim de analisar as identidades profissionais que são condicionadas pelas demandas assistenciais e gerenciais dessa profissão. Adotando-se a posição teórica de Ciampa (1993) e realizando-se um estudo qualitativo, observou-se que a identidade pressuposta de enfermeiro cuidador metamorfoseia-se na identidade de enfermeiro “apagador de incêndios” no processo de negação da identidade imposta pelas condições de trabalho que criaram o “enfermesa”. Concluiu-se que o trabalho, enquanto projeto, e as condições que possibilitam a concretização (ou não) da identidade pressuposta mostram-se centrais nesse processo identitário. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Mieco Minini, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduada em Gestão de Pessoas pelo Cepead/FACE (UFMG).

Deise Luiza da Silva Ferraz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral no Centro de Sociologia Econômica das Organizações da Universidade Técnica de Lisboa. Professora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais e do Departamento de Ciências Administrativas da mesma instituição. Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos sobre Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Pesquisadora Produtividade FAPEMIG.

Downloads

Publicado

22-06-2015

Como Citar

Minini, R. M., & Ferraz, D. L. da S. (2015). A identidade de enfermeiros supervisores em um hospital público de Belo Horizonte. Revista Gestão & Conexões, 4(1), 165–186. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8402.165-186.

Edição

Seção

Edição Especial: "Reinventando o Cotidiano Organizacional: organizar, praticar, representar”