ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO

Authors

  • Jairo de Carvalho Guimarães Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Renato José Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65.

Abstract

Este ensaio tem o objetivo de analisar como o construto ético é tratado no âmbito da academia, cujo profissional desenvolve pragmaticamente o seu ofício. A proposta encaminha-se ora pelo viés que define as estratégias do processo de ensino-aprendizagem, ora pela discussão da temática na perspectiva de atuação dos egressos. Vale pontuar que, diante dos movimentos socioeconômicos vigentes, cabe às organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – o papel de difundir as ações de caráter ético, tendo, do ponto de vista dos stakeholders, o respeito como determinante da conduta. Busca-se, ainda, identificar em que medida a questão ética é conduzida pelos professores, visando desenvolver perspectivas epistemológicas inspiradoras para a problematização desse conceito na vida profissional dos alunos. A abordagem do tema apropria indicadores sobre esse conceito no ambiente acadêmico – tomando como parâmetro o modelo didático-pedagógico – e sua expectativa prática – se as orientações em sala contribuem para o exercício ético da profissão de administrador.

Author Biographies

  • Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí - UFPI

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Controladoria e Administração, e Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal do Ceará; Graduado em Administração pela Faculdade Evolutivo. Professor Adjunto I do Curso de Administração do Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

  • Renato José Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas; Graduado em Engenharia Química e licenciado em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Associado III da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Published

11-12-2015

Issue

Section

Artigos

How to Cite

ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO. (2015). Management and Connections Journal, 4(2), 41-65. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65.