Foco, escopo e idiomas
Foco e escopo:
A RBPS publica manuscritos relacionados à área da saúde, incluindo pesquisas originais, revisões sistemáticas, estudos de caso, relatos de experiência, entre outros. O foco é promover conhecimento de alto rigor científico, relevância e aplicabilidade.
Idiomas aceitos:
- Português, inglês ou espanhol.
- Para manuscritos em língua estrangeira, é obrigatório apresentar certificado de revisão do idioma ou uma declaração de revisão por um coautor nativo.
- Manuscritos em português necessitam apenas do abstract em inglês, sem atesto de revisão linguística (essa etapa será realizada pela revista).
Tipos de manuscritos
A RBPS aceita diferentes tipologias. Cada tipo de manuscrito possui estrutura e requisitos específicos.
Tipo de Manuscrito |
Conteúdo/Objetivo |
Estrutura Mínima |
Comentários Especiais |
Editorial |
Comentário crítico, preparado por editores ou convidados |
Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências |
Somente a convite da Revista |
Artigo Original |
Resultados inéditos de pesquisa científica, clínica ou experimental |
Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências |
Deve apresentar pesquisa original e relevante |
Relato de Caso |
Experiência baseada em caso(s) peculiar(es) ou novas técnicas |
Introdução, Relato(s) do(s) Caso(s), Discussão, Referências (ou Introdução, Apresentação da Técnica, Conclusão, Referências) |
Deve ser de interesse prático para a área |
Relato de Experiência |
Descrição sistematizada de experiência profissional ou institucional |
Introdução (contexto e marco teórico), Resultados, Discussão, Conclusões, Referências |
Enfatizar contribuição à prática profissional |
Artigo de Revisão (inclui Revisão Sistemática, de Escopo, Integrativa) |
Avaliação crítica sistematizada sobre determinado assunto |
Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências |
Revisões sistemáticas: incluir PRISMA. Revisões de escopo: incluir PRISMA-ScR |
Revisão da Literatura |
Crítica sistematizada sobre um tema com conclusões |
Mesma estrutura do Artigo de Revisão |
Seguir critérios metodológicos para busca e seleção |
Pesquisa e Gestão |
Dados de gestão relacionados à produção científica institucional |
Estrutura variável, mas com seção de Conclusão e Referências |
Seção específica para dados de gestão |
Observação: Para revisões sistemáticas, meta-análises e revisões de escopo, é necessário registrar o protocolo no PROSPERO (para revisões sistemáticas) ou no Open Science Framework (para escopo/integrativa) e apresentar a checklist e diagrama de fluxo (PRISMA ou PRISMA-ScR).
Estrutura e formatação dos manuscritos
A estrutura e normas completas podem ser visualizadas no template da revista (clique aqui para realizar o download).
Formatação Geral:
- Editor de texto: Word for Windows.
- Tamanho da página: A4, margens 3 cm em todos os lados.
- Fonte: Arial 12.
- Espaçamento: 1,5 entre linhas.
- Alinhamento: justificado.
- Parágrafos: recuo de 1,25 cm na primeira linha.
- Número máximo de páginas: 25 (incluindo tudo).
Elementos obrigatórios:
1. Página de rosto (enviada como documento suplementar)
- Título em português e inglês
- Nome completo dos autores e afiliações (instituição, cidade, estado, país)
- Autor correspondente com endereço completo (incluindo CEP e e-mail)
- Fontes de financiamento
- Importante: Não incluir nomes de autores no corpo do texto (blind review).
2. Resumo (em português) e Abstract (em inglês)
- Máximo de 250 palavras
- Estrutura: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão (nomes das seções em negrito)
- Texto em parágrafo único
- Ao final, incluir de 3 a 5 palavras-chave (em português e inglês, baseadas no DeCS).
3. Palavras-chave e Keywords
- De 3 a 5 palavras-chave retiradas do DeCS (http://decs.bvs.br).
4. Corpo do texto
- Estrutura de acordo com o tipo de manuscrito (ver tabela acima).
- Referências numeradas no estilo Vancouver, na ordem de aparecimento.
5. Ilustrações (Figuras, Tabelas, Quadros, Gráficos)
- Máximo de 5 ilustrações.
- Citar no texto e apresentar em páginas separadas, com título na parte superior conforme ABNT NBR 14724.
- Em caso de aceite, enviar arquivos originais de alta resolução (300 dpi).
6. Referências
- Máximo de 30, exceto para revisões sistemáticas.
- Estilo Vancouver.
- A exatidão das referências é responsabilidade dos autores.
Abreviaturas:
Não são recomendáveis, exceto as reconhecidas pelo Sistema Internacional de Pesos e Medidas ou as consagradas nas publicações médicas, que deverão seguir as normas internacionais tradicionalmente em uso (aprovadas pelo documento de Montreal publicado no British Medical Journal 1979;1:532-5). Quando o número de abreviaturas for significativo, providenciar um glossário à parte.
Citação das referências no texto:
Para garantir a padronização e facilitar a identificação das fontes utilizadas, a RBPS adota o sistema numérico sobrescrito para a citação de referências no texto. Abaixo, estão as regras essenciais e exemplos de aplicação:
- As referências devem ser indicadas no texto apenas por números sobrescritos (exemplo: ¹, ², ³), sem o nome dos autores ou o ano de publicação.
- Os números sobrescritos devem ser posicionados após o ponto final, vírgula ou outra pontuação.
- O uso do nome de autores no corpo do texto é permitido somente se for estritamente necessário, e deve ser seguido pelo número da referência sobrescrito.
- Para citar referências em sequência contínua, utilize o hífen (ex:1-4). Para citações não consecutivas, separe os números por vírgulas (ex: ²,⁸,¹⁰).
- Citações com 4 linhas ou mais devem compor um novo parágrafo, com recuo de 4 cm à direita, tamanho 10 e espaçamento simples.
Nomes de drogas:
A utilização de nomes comerciais (marca registrada) não é recomendável; quando necessário, o nome do produto deverá vir após o nome genérico, entre parênteses, em caixa-alta-e-baixa, seguido por ®.
Documentos obrigatórios e declarações
Documentos a serem submetidos (digitalizados):
- Página de Rosto (com Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais).
- Declaração de Conflito de Interesse.
- Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (quando aplicável).
Download:
Todas os modelos de declarações, documentos e templates podem ser obtidos nos links acima.
Envio:
Feito exclusivamente pelo Sistema On-line de Submissão de Manuscritos (http://periodicos.ufes.br/RBPS).
Contribuição dos autores (CRediT)
A RBPS segue a Taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy), que contempla 14 funções, desde a conceitualização até a edição final do manuscrito. Durante a submissão, o autor correspondente deve preencher um documento especificando as contribuições de cada coautor.
As contribuições possíveis incluem:
- Conceitualização: Formulação ou desenvolvimento das ideias, objetivos e metas gerais do estudo.
- Curadoria de dados: Organização, anotação e manutenção de dados e metadados para uso e reutilização futura.
- Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, computacionais ou matemáticas para análise ou síntese de dados.
- Aquisição de financiamento: Obtenção de suporte financeiro para o projeto que resultou na publicação.
- Investigação: Condução da pesquisa, incluindo realização de experimentos ou coleta de dados.
- Metodologia: Desenvolvimento ou design da metodologia de pesquisa; criação de modelos.
- Administração do projeto: Planejamento e execução do gerenciamento e coordenação das atividades de pesquisa.
- Recursos: Fornecimento de materiais, ferramentas, amostras, instrumentação ou recursos computacionais necessários para a pesquisa.
- Software: Programação e desenvolvimento de software, incluindo design de algoritmos e teste de componentes.
- Supervisão: Liderança e supervisão na execução e planejamento da pesquisa, incluindo tutoria de membros da equipe.
- Validação: Verificação e reprodutibilidade dos resultados do estudo ou experimentos.
- Visualização: Criação e apresentação de representações visuais dos dados e resultados.
- Escrita – Rascunho original: Redação inicial do manuscrito, incluindo tradução substantiva, quando aplicável.
- Escrita – Revisão e edição: Revisão crítica do texto, incluindo comentários e ajustes em estágios pré e pós-publicação.
Registro de ensaios clínicos
Manuscritos oriundos de pesquisas clínicas devem apresentar número de registro em um dos ensaios clínicos validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou Intemational Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) (http://www.icmje.org/). Incluir o número no final do resumo.
Conflitos de Interesse
Autores e revisores devem informar quaisquer conflitos de interesse financeiros, profissionais ou pessoais que possam influenciar os resultados ou interpretações do trabalho. Essas informações serão tratadas com confidencialidade e serão divulgadas, se necessário, para garantir a transparência e a imparcialidade no processo de publicação.
Uso de IA generativa
Se for usada IA generativa para auxílio na redação, incluir ao final do manuscrito, após as referências, a declaração:
"Durante a preparação deste trabalho, o(s) autor(es) usaram [NOME DA FERRAMENTA/SERVIÇO] para [MOTIVO]. Depois de usar esta ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisaram e editaram o conteúdo conforme necessário e assumiram total responsabilidade pelo conteúdo da publicação."
IA não pode ser considerada autora e o uso deve ser restrito à melhoria da linguagem.
Fluxo editorial
1. Submissão e triagem inicial
- O manuscrito é submetido no sistema e a Secretaria verifica a conformidade com as Diretrizes para Autores, incluindo a documentação obrigatória.
- Se estiver de acordo, o manuscrito segue para os Editores Científicos; caso contrário, é devolvido para adequações.
2. Análise de foco e escopo
- Os Editores Científicos verificam se o manuscrito está alinhado com o foco e escopo da revista.
- Se estiver fora do escopo, o manuscrito é rejeitado ou devolvido para ajustes.
3. Avaliação por pares (blind review)
- O manuscrito é enviado a dois Revisores Ad Hoc. Um revisor é vinculado a uma instituição nacional e o outro, a uma instituição de fora do Estado do Espírito Santo ou do Brasil.
4. Parecer dos Revisores
Os revisores emitem um parecer com três possíveis decisões:
- Aceito – O manuscrito segue para pequenas correções editoriais.
- Aceito com Restrições – O manuscrito é devolvido para ajustes, e os autores devem reenviar para nova análise.
- Rejeitado – O manuscrito é recusado e devolvido com a justificativa.
5. Parecer final do editor científico
- Com base nas avaliações dos revisores, o Editor Científico emite o parecer final.
6. Ajustes finais
- Para os manuscritos aceitos, pequenas correções podem ser solicitadas antes da publicação.