Estratégias e ações no pré-natal para sífilis congênita: revisão de literatura

Autores

  • Silas Santos Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana-BA (UEFS). Departamento de Saúde. Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva http://orcid.org/0000-0001-8845-8902
  • Bruno Rodrigues de Oliveira Universidade Salvador (UNIFACS) - Feira de Santana-BA
  • Eliana Alves de Sá Faculdade Ateneu - Feira de Santana-BA

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v22i2.25258

Palavras-chave:

Sífilis, Gestantes, Sífilis Congênita, Controle, Cuidado pré-natal, Saúde da mulher

Resumo

Introdução: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que tem cura e em qualquer estágio gestacional ou em qualquer estágio clínico da doença materna a transmissão vertical do Treponema pallidum pode ocorrer e acarretar em graves consequências. Objetivo: Analisar criticamente, com base na literatura, as estratégias e as ações para prevenção e controle da sífilis congênita durante o pré-natal. Métodos: Revisão integrativa da literatura, incluindo artigos em idioma português, publicados entre 2010 e 2018, através de busca nas bases de dados eletrônicas SciELO (Scientific Eletronic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem). Foi encontrado um total de 112 estudos, dos quais 11 foram selecionados e consultados integralmente. Resultados: Foi possível identificar que as oportunidades para a tomada de ações e estratégias para a prevenção da sífilis congênita têm sido perdidas, apontando falhas na assistência pré-natal em todos os níveis de atenção à saúde. Conclusão: As ações de prevenção e controle da sífilis congênita incluem acesso ao pré-natal de qualidade, integral e humanizado e o rastreamento sorológico, com início imediato do tratamento das gestantes identificadas e seus parceiros. Todavia, faz-se necessária a realização de qualificação dos profissionais de saúde e educação em saúde para a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silas Santos Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana-BA (UEFS). Departamento de Saúde. Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva

Mestre em Saúde Coletiva e Enfermeiro Obstétrico

Referências

GUEDES, Olegna de Souza. Liberdade, Ética e Democracia: reflexões necessárias para um debate sobre os Direitos Humanos. In: I Seminário Edufildih: Direitos Humanos e Educação: Diferentes Perspectivas. Publicado nos anais do I Seminário Direitos Humanos e Educação: diferentes perspectivas. Londrina - PR: UEL, 2013. v. 01. p. 01-12.

___________. Uma introdução à reflexão ética: sua relação com a política na Grécia antiga. In: Serviço Social em Revista (Online). v. 09. Londrina: UEL, 2007. p. 01-11.

___________. A liberdade em obras do jovem Marx: referências para reflexões sobre ética. In: Revista Katálysys., Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 155-163, jul./dez. 2011.

LUKÁCS, István. O Jovem Marx e outros escritos de filosofia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

MARX, Karl. A Questão Judaica. Rio de Janeiro: Editora Lemmert S/A, 1969.

MÉZSÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 148-172.

PASSETTI, Edson. Violentados: crianças, adolescentes e justiça. São Paulo: Imaginário, 1995.

PLATÃO. A República. Livro VII. Lisboa: Calouste-Gulbelkian, 1986.

PRZEWORSKI, A.; WALLERSTEIN, M. O Capitalismo Democrático na Encruzilhada. Tradução: Otacílio F. Nunes Jr. Revista Democracy, julho de 1982.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Discurso: sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

TONET, Ivo. Cidadão ou Emancipação Humana. In: Revista Espaço Acadêmico. Publicado na REA, n. 44, janeiro de 2005. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/044/44ctonet.htm. Acesso em: 19 de mar. 2018.

__________ Cidadão ou Homem Livre. Disponível em: <http://www.ivotonet.xpg.com.br/arquivos/cidadao_ou_homem_livre.pdf. Acesso em: 19 de mar. 2018a.

___________. Ética e Capitalismo. Disponível em: http://ivotonet.xp3.biz/arquivos/ETICA_E_CAPITALISMO.pdf. Acesso em: 15 de mar. 2018b.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Reflexões Intempestivas? Sobre a igualdade e a desigualdade. In: Entre realidade e a utopia: sobre política, moral e socialismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

_______. Ética. 34 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

11-03-2021

Como Citar

Santos Carvalho, S., Rodrigues de Oliveira, B., & Alves de Sá, E. (2021). Estratégias e ações no pré-natal para sífilis congênita: revisão de literatura. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 22(2), 150–156. https://doi.org/10.47456/rbps.v22i2.25258

Edição

Seção

Artigos de Revisão