Razão cintura-estatura e estilo de vida como preditores de risco cardiovascular em adolescentes

Autores

  • Adrielly da Silva Santos
  • Igleison dos Santos Barros
  • Jefferson Sena da Silva
  • Jorge Farias de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Gileno Edu Lameira de Melo Universidade do Estado do Pará
  • José Robertto Zaffalon Júnior Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0003-2045-8556

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v22i2.30639

Palavras-chave:

Estilo de vida, Fatores de Risco, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Este trabalho busca analisar o risco cardiovascular de escolares insuficiente e suficientemente ativos por meio da Razão Cintura-Estatura (RCE) em adolescentes. Métodos: Foi realizado em uma escola da rede pública de ensino fundamental com 101 escolares. A coleta de dados foi realizada através da aplicação do questionário Physical Activity Questionaire for Older Adolescents (PAQ-A), índice de massa corpórea (IMC) e RCE. Para a análise dos dados, empregou-se o método estatístico descritivo e inferencial, a homogeneidade das variâncias dos grupos foi verificada pelo teste de Shapiro-Wilk, e utilizou-se o teste t de amostras independentes em todas as comparações. Os resultados foram apresentados como média ± desvio-padrão da média, o nível de significância adotado foi de p < 0,05, e todos os testes estatísticos foram realizados no software SPSS versão 20.0. Resultados: 63,4% dos escolares foram classificados como insuficientemente ativos; 21% apresentaram sobrepeso; 9,9% estavam com risco aumentado à saúde; os alunos insuficientemente ativos apresentaram maiores valores de RCE (p = 0,021), e o sobrepeso foi associado diretamente com o aumento da RCE (p < 0,001). Conclusão: Os dados apresentados evidenciaram que há uma associação entre a RCE e o estilo de vida como preditores de riscos cardiovasculares em adolescentes. Salienta-se a importância de ações que visem à estratificação de fatores de Risco Cardiovascular (RCV) através da EFE, de maneira que o conhecimento adquirido em relação à saúde dos escolares seja atrelado a sua rotina após os anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Robertto Zaffalon Júnior, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Educação Física (UEPA, 2007), Mestre em Ensino em Saúde na Amazônia (UEPA, 2014) e Doutor em Ciências da Reabilitação (UNINOVE, 2018). Professor da Universidade do Estado do Pará, onde trabalha com as disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica I, II, III e IV, Estágio Supervisionado I e II. Professor pesquisador do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia.

Arquivos adicionais

Publicado

11-03-2021

Como Citar

Santos, A. da S. ., Barros, I. dos S. ., Silva, J. S. da ., Oliveira, J. F. de, Melo, G. E. L. de, & Zaffalon Júnior, J. R. (2021). Razão cintura-estatura e estilo de vida como preditores de risco cardiovascular em adolescentes. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 22(2), 71–77. https://doi.org/10.47456/rbps.v22i2.30639

Edição

Seção

Artigos originais