Aplicação da auriculoterapia em idosos atendidos na atenção primária à saúde: um estudo clínico quase-experimental

Autores

  • José Felipe Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-5313-0683
  • Sebastião Pacheco Duque Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Carolina Patrício Albuquerque Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v22i4.31500

Palavras-chave:

Auriculoterapia, Dor, Idoso, Atenção primária à saúde

Resumo

Introdução: O presente estudo aborda a auriculoterapia, caracterizada como uma técnica da medicina tradicional chinesa, que tem a finalidade de tratar diversos problemas de saúde, e é embasada pela neurofisiologia e pela reflexologia. Objetivo: Verificar a eficácia da auriculoterapia no manejo da dor no período de 4 semanas em idosos acompanhados na atenção primária à saúde de um município do interior do Nordeste. Métodos: Trata-se de um estudo clínico quase-experimental realizado no período de maio a junho de 2018. Os instrumentos para avaliação utilizados foram questionário sociodemográfico e de saúde, questionário nórdico de sintomas osteomusculares e escala analógica visual de dor. Os idosos foram acompanhados durante 4 semanas, quando foram submetidos à aplicação da auriculoterapia. A análise bivariada foi realizada através do teste de ANOVA para comparação de médias pré e pós-intervenção. Resultados: Participaram 71 idosos inicialmente, com média de idade de 68,9±6,6 anos, com predomínio do sexo feminino (90,1%). Ao final, apenas 40 idosos concluíram o estudo. As regiões dolorosas mais prevalentes foram joelhos (56,3%), ombros (52,1%) e porção inferior das costas (50,7%). Quanto à dor, a média inicial encontrada foi de 6,43±1,8 e final de 3,15±1,6, demonstrando uma diminuição significativa (p<0,05) no quadro álgico. Conclusão: Houve uma diminuição da dor relatada pelos idosos após 4 semanas de tratamento com auriculoterapia sugerindo assim que a técnica é uma opção eficaz na abordagem da dor no idoso na atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Felipe Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fisioterapeuta, Pós-graduado no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas, Mestrando em Gestão e Inovação em Saúde, Laboratório de Inovação Tecnológico em Saúde (LAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, Natal, RN, Brasil.

Sebastião Pacheco Duque Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó,RN, Brasil.

Ana Carolina Patrício Albuquerque Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó,RN, Brasil.

Arquivos adicionais

Publicado

14-06-2021

Como Citar

Silva, J. F. C. da, Duque Neto, S. P., & Sousa, A. C. P. A. . (2021). Aplicação da auriculoterapia em idosos atendidos na atenção primária à saúde: um estudo clínico quase-experimental. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 22(4), 24–31. https://doi.org/10.47456/rbps.v22i4.31500

Edição

Seção

Artigos Originais