Agentes comunitários de saúde e conhecimentos acerca da hanseníase: possibilidades de melhoria do trabalho a partir de atividade educativa
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v23i1.32662Palabras clave:
Educação Continuada, Hanseníase, Agente Comunitário de SaúdeResumen
Introdução: Estratégias de Educação Continuada em Saúde (ECS) são implementadas para proporcionar atualização de conhecimentos técnicos e científicos utilizando metodologias pedagógicas de transmissão de conhecimento. A ECS deve ser direcionada para a realidade local, objetivando melhora dos serviços prestados. Objetivos: Avaliar o impacto de uma proposta de ECS direcionada à melhoria do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de um município piauiense sobre aspectos gerais, transmissão, diagnóstico e os meios de cura da hanseníase. Métodos: Inicialmente, 43 ACS responderam a um questionário contendo 39 questões sobre diversos tópicos em hanseníase. Transcorridos 15 dias da resolução dos questionários, os ACS foram convocados para assistir uma palestra sobre hanseníase e uma quinzena após a palestra os participantes foram convocados para uma reavaliação do nível de informação sobre hanseníase. Resultados: O nível de informação dos ACS sobre os principais aspectos básicos da hanseníase passou de “regular” (64,68% de respostas corretas) para “bom” (76,52% de respostas corretas) depois da palestra. Após a palestra houve aumento significante no total de acertos obtidos (p=0,0457) e diminuição de abstenções (p=0,0001), entretanto a redução do total de erros não mostrou forte associação com as medidas de ECS (p=0,0528). Conclusão: A abordagem sobre os principais tópicos sobre hanseníase através de palestras se mostrou uma boa medida de ECS na atenção básica.
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