Perfil dos pacientes acometidos por acidente vascular cerebral atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Facisa/UFRN

Autores

  • Arones Bruno de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Thiago Anderson Brito de Araújo
  • Gabriele Natane de Medeiros Cirne
  • Ana Beatriz Cavalcante de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Kelly Soares Farias
  • Roberta de Oliveira Cacho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v22i3.32783

Palavras-chave:

Epidemiologia, Acidente Vascular Cerebral, Perfil de Saúde, Saúde pública

Resumo

Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidade de longo prazo em adultos, resultando em prejuízo da qualidade de vida na população. Objetivo: Analisar o perfil dos pacientes acometidos por AVC em atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia da Facisa/UFRN. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter analítico, observacional, longitudinal do tipo prospectivo, onde foram realizadas coletas de informações presenciais e de alguns dados nos prontuários. O período da coleta foi iniciado em maio de 2018 e concluído em outubro do mesmo ano. Foram avaliados o perfil sociodemográfico, cognitivo e motor através de avaliação semiestruturada e aplicação de instrumentos que quantificam comprometimentos motores específicos. Resultados: Dos 29 pacientes analisados, verificou-se a prevalência de acometimento por AVC no sexo masculino, sendo 17 indivíduos afetados (58,62%), em sua maioria casados 21 (72,41%), na faixa etária dos 70 a 79 anos (41,37%), analfabetos (31%), aposentados 15 (51,72%) e residentes em Santa Cruz 26 (89,65%), e 68,96% dos indivíduos tiveram um acometimento do tipo isquêmico, vindo a apresentar hemiparesia 15 (51,72%), tendo como principal complicação secundária a subluxação de ombro 3 (10,34%). Conclusão: Existe uma relação da alta incidência de acometimento por AVC na população e o aparecimento de déficits cognitivos, sensoriais e motores, além das limitações sociais associadas. Portanto, este estudo pode ser usado para a criação de estratégias de combate mais direcionadas e eficientes uma vez que se conhece melhor o perfil desses indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arones Bruno de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Fisioterapeuta Residente do programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN, Brasil.

Thiago Anderson Brito de Araújo

Fisioterapeuta Residente do programa de residência multiprofissional no cuidado a saúde da pessoa com deficiência, Centro de educação e pesquisa em saúde Anita Garibaldi (CEPS), Instituto santos Dumont (ISD), Macaíba - RN, Brasil.

Gabriele Natane de Medeiros Cirne

Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar (UnP -Caicó) e Fisioterapeuta da Unidade Hospitalar Regional do Seridó, Caicó-RN, Brasil.

Ana Beatriz Cavalcante de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (UFRN/FACISA), Santa Cruz-RN, Brasil.

Kelly Soares Farias

Professora do departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campina Grande/PB e Professora Adjunta do Centro Universitário UNIFACISA - Campina Grande/PB, Brasil.

Roberta de Oliveira Cacho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora associada do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (UFRN/FACISA), Santa Cruz-RN, Brasil.

Arquivos adicionais

Publicado

27-04-2021

Como Citar

de Souza, A. B. ., Brito de Araújo, T. A. ., de Medeiros Cirne, G. N. ., Cavalcante de Carvalho, A. B., Soares Farias , K. ., & de Oliveira Cacho, R. . (2021). Perfil dos pacientes acometidos por acidente vascular cerebral atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Facisa/UFRN. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 22(3), 66–72. https://doi.org/10.47456/rbps.v22i3.32783

Edição

Seção

Artigos originais