Avaliação do Programa Saúde na Escola Carioca pela metodologia pesquisa-ação
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v23i2.34709Palavras-chave:
Enfermagem, Pesquisa Metodológica em Enfermagem, Medidas, Métodos e Teorias, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Serviços de Saúde EscolarResumo
Introdução: O Programa Saúde na Escola Nacional, base para o PSE Carioca, é uma estratégia de integração e articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde. Objetivos: Analisar a contribuição do referencial metodológico da pesquisa-ação na avaliação no Programa Saúde na Escola. Métodos: Estudo avaliativo, de abordagem qualitativa, que descreve uma etapa do referencial metodológico da pesquisa-ação. Os dados foram coletados junto a nove gestores do Programa Saúde na Escola Carioca por meio de um questionário eletrônico, armazenados em dispositivo eletrônico pessoal dos pesquisadores. Resultados: A maioria dos participantes afirmou que de alguma forma o método auxiliou no que corresponde ao componente de monitoramento e avaliação do Programa Saúde na Escola Carioca. Conclusão: A pesquisa-ação constitui um método valioso e potencialmente transformador na reflexão-ação de indivíduos e coletividade. A utilização do método apresentou-se favorável no enfrentamento do desafio da intersetorialidade e resultou em melhorias na prática de monitoramento e avaliação do Programa Saúde na Escola.
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