Práticas integrativas e complementares em saúde

contribuições do centro de ciências da saúde de uma universidade pública

Autores

  • Cristiara Ferreira Lima Amite Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo
  • Fabiana Gonring Xavier Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-8256-8112
  • Marluce Mechelli de Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v27i1.45493

Palavras-chave:

Práticas integrativas e complementares, Integralidade em saúde, Educação permanente, Educação interprofissional, Formação profissional em saúde

Resumo

Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde com o objetivo de promover a integralidade do cuidado. Objetivo: Apresentar o diagnóstico situacional relacionado ao ensino, pesquisa e extensão das PICS no Centro de Ciências da Saúde de uma universidade pública federal. Métodos: Estudo de abordagem quantitativa, exploratória, descritiva, transversal e documental. A coleta de dados foi realizada entre junho e dezembro de 2023, a partir de documentos oficiais disponíveis em formato eletrônico. O recorte temporal da pesquisa abrangeu o período de janeiro de 2020 a dezembro de 2023. Resultados: No ensino, foram identificadas disciplinas optativas de homeopatia e fitoterapia nos cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição; no curso de Enfermagem, uma disciplina obrigatória aborda as PICS; na pós-graduação, o programa de residência multiprofissional inclui uma disciplina obrigatória sobre PICS no eixo transversal. Nos programas de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, Mestrado em Enfermagem e Ciências Farmacêuticas, também foram encontrados registros de disciplinas e conteúdos relacionados ao tema. Na pesquisa, observou-se a existência de dois grupos formais de pesquisa e 174 publicações científicas. Na extensão, foram identificadas 19 atividades. As plantas medicinais/fitoterapia representaram 60% das abordagens no ensino e 20,1% na pesquisa; na extensão, destacou-se a meditação, com 26,3% das atividades. Conclusão: O diagnóstico situacional evidenciou a presença significativa das PICS nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Ciências da Saúde.

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Publicado

18.06.2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Práticas integrativas e complementares em saúde: contribuições do centro de ciências da saúde de uma universidade pública. RBPS [Internet]. 18º de junho de 2025 [citado 9º de novembro de 2025];27(1):e45493. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/45493

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