Práticas integrativas e complementares em saúde
contribuições do centro de ciências da saúde de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v27i1.45493Palavras-chave:
Práticas integrativas e complementares, Integralidade em saúde, Educação permanente, Educação interprofissional, Formação profissional em saúdeResumo
Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde com o objetivo de promover a integralidade do cuidado. Objetivo: Apresentar o diagnóstico situacional relacionado ao ensino, pesquisa e extensão das PICS no Centro de Ciências da Saúde de uma universidade pública federal. Métodos: Estudo de abordagem quantitativa, exploratória, descritiva, transversal e documental. A coleta de dados foi realizada entre junho e dezembro de 2023, a partir de documentos oficiais disponíveis em formato eletrônico. O recorte temporal da pesquisa abrangeu o período de janeiro de 2020 a dezembro de 2023. Resultados: No ensino, foram identificadas disciplinas optativas de homeopatia e fitoterapia nos cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição; no curso de Enfermagem, uma disciplina obrigatória aborda as PICS; na pós-graduação, o programa de residência multiprofissional inclui uma disciplina obrigatória sobre PICS no eixo transversal. Nos programas de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, Mestrado em Enfermagem e Ciências Farmacêuticas, também foram encontrados registros de disciplinas e conteúdos relacionados ao tema. Na pesquisa, observou-se a existência de dois grupos formais de pesquisa e 174 publicações científicas. Na extensão, foram identificadas 19 atividades. As plantas medicinais/fitoterapia representaram 60% das abordagens no ensino e 20,1% na pesquisa; na extensão, destacou-se a meditação, com 26,3% das atividades. Conclusão: O diagnóstico situacional evidenciou a presença significativa das PICS nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Ciências da Saúde.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Coordenação Nacional de Práticas Integrativas em Saúde. Relatório de monitoramento nacional das práticas integrativas e complementares em saúde nos sistemas de informação em saúde [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2020 [citado 2022 mar 26]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/pics/Relatorio_Monitoramento_das_PICS_no_Brasil_julho_2020_v1_0.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC-SUS [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2006 [citado 2023 mai 23]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf
Azevedo E, Pelicioni MCF. Práticas integrativas e complementares: de desafios para a educação. Trab Educ Saúde [Internet]. 2011 [citado 2022 nov 24];9(3). Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/WWDNxsKSVRpy75V6PN66R8B/?lang=pt
Barreto BB. Fitoterapia como conteúdo nos cursos de graduação da área da saúde: importância para a formação profissional [Internet]. [Tese Doutorado] Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Brasília; 2015 [citado 2022 nov 20]. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/bitstream/10482/18613/1/2015_BenilsonBelotiBarreto.pdf
Sousa LA, Salim NR, Fumincelli L, Teixeira IMC. Terapias complementares na educação, extensão comunitária e pesquisa em enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2021 [citado 2023 nov 20];74(2):e20200449. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/5Mw7FK6nxsBpzBYx3gqdNBj/?format=pdf&lang=pt
Gonçalves IAC, Rodrigues LCM, Soares MRC. Ensino das práticas integrativas e complementares em cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Cad Naturol Terap Complement [Internet]. 2021 [citado 2023 mai 23];10(19). Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CNTC/article/view/18514/12134
Rocha EM, Nascimento EB, Marques CA, Passos LF, Barreto LAN, Souza RC, et al. Mapeamento do ensino de práticas integrativas e complementares nas graduações de Enfermagem, Medicina e Odontologia. Rev Docência Ens Sup [Internet]. 2022 [citado 2022 nov 24];12:e035437. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/35437
Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa [Internet]. 4ª ed. São Paulo: Atlas; 2002 [citado 2023 nov 20]. p. 89. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf
Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências da Saúde [Internet]. [citado 2023 nov 20]. Disponível em: https://ccs.ufes.br/
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil [Internet]. [citado 2024 mar 20]. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/web/dgp
Universidade Federal do Espírito Santo. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Plataforma Stela Experta [Internet]. [citado 2024 mar 20]. Disponível em: https://prppg.ufes.br/plataforma-stela-experta
Universidade Federal do Espírito Santo. Pró-Reitoria de Extensão. Sistema de Gestão da Extensão [Internet]. [citado 2024 mar 20]. Disponível em: https://proex.ufes.br/como-pesquisar-uma-acao-de-extensao
Nascimento MC, Romano VF, Chazan ACS, Quaresma CH. Formação em práticas integrativas e complementares em saúde: desafios para as universidades públicas. Trab Educ Saúde [Internet]. 2018 [citado 2024 mar 20];16(2):751–72. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/4PGykgCDsjXR3BjJYMqvrts/?lang=pt
Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução CNS nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis [Internet]. Brasília: CNS; 2016 [citado 2024 mar 20]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Universidade Federal do Espírito Santo. Núcleo de Investigação sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – CCS/UFES [Internet]. Vitória: UFES; [citado 2024 mar 20]. Disponível em: https://ccs.ufes.br/nucleo-de-investigacao-sobre-praticas-integrativas-e-complementares-em-saude-ccsufes
Universidade Federal do Espírito Santo. PICsUFES – Práticas Integrativas e Complementares: contribuições para a Saúde, para o Ensino e para o Serviço [Internet]. Vitória: UFES; [citado 2024 mar 20]. Disponível em: https://ccs.ufes.br/picsufes-praticas-integrativas-e-complementares-contribuicoes-para-saude-para-o-ensino-e-para-o
Brasil. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [Internet]. Brasília, DF: Senado Federal; 2016. 496 p. [citado 2023 mai 24]. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf
Brasil. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [Internet]. Brasília: PR; 1996 [citado 2024 mai 24]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Costa DAS, Silva RF, Lima VV, Ribeiro ECO. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da saúde 2001–2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado 2023 nov 20];22(67):1183–95. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/GZsw79s7SZGBXZ3QNBhNppn/?lang=pt
Brasil. Presidência da República. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde [Internet]. Brasília: PR; 1990 [citado 2023 mai 23]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm
Azevedo C, Moura CC, Corrêa HP, Mata LRF, Chaves ÉCL, Chianca TCM. Práticas integrativas e complementares no âmbito da enfermagem: aspectos legais e panorama acadêmico-assistencial. Esc Anna Nery [Internet]. 2019 [citado 2022 nov 20];23(2):e20180341. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/zCtFNpfgPQpQvKHn9jVJpxD/?lang=pt&format=pdf
Salles LF, Homo RFB, Silva MJP. Situação do ensino das práticas integrativas e complementares nos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Medicina. Cogitare Enferm [Internet]. 2014 [citado 2023 mai 21];19(4):741–6. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-748066
Ferreira Lima Amite C, Gonring Xavier F, Mechelli de Siqueira M. Práticas integrativas e complementares em saúde na formação profissional em saúde: uma reflexão necessária. Rev Bras Prát Integr Complement Saúde [Internet]. 2024;3(6):3–19. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/revista-praticas-interativas/article/view/1443
Prefeitura de São Paulo. Programa de Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde [Internet]. São Paulo: Prefeitura; [citado 2023 dez 29]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=266732
Teixeira MZ, Lin CA. Educação médica em terapêuticas não convencionais. Rev Med (São Paulo) [Internet]. 2013 [citado 2023 nov 20];92(4):224–35. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-730834
Paim JS, Almeida Filho N. Saúde coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas? Rev Saude Publica [Internet]. 1998 [citado 2023 ago 15];32(4):299–316. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/PDRmKQr7vRTRqRJtSgSdw7y/?format=pdf&lang=pt
Brasil. Ministério da Saúde. Ciência aberta em PICS: grupos de pesquisa no Brasil e práticas integrativas e complementares em saúde: relatório de pesquisa [Internet]. Recife: Fiocruz; 2020 [citado 2023 mar 26]. Disponível em: https://observapics.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/04/Relat%C3%B3rio_Grupos_CNPq_PICS_04.2020.pdf
Aguiar J, Kanan LA, Masiero AV. Práticas integrativas e complementares na atenção básica em saúde: um estudo bibliométrico da produção brasileira. Saude Debate [Internet]. 2019 [citado 2023 mai 23];43(123):1205–18. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/5NdgGYwFCNsQPWZQmZymcqM/?lang=pt
World Health Organization. WHO traditional medicine strategy: 2014–2023 [Internet]. Geneva: WHO; 2013 [citado 2023 mai 23]. 76 p. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241506096
Consórcio Acadêmico Brasileiro em Saúde Integrativa (CABSIN). Linha do tempo: principais ações do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa [Internet]. [citado 2023 mai 26]. Disponível em: https://cabsin.org.br/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.