NA TRAMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA
Resumo
Pensar a formação de professores hoje impõe a necessidade de criar frestas para que sejamos capazes de escapar da homogeneização à qual a escola encontra-se subjugada, lançando mão dos princípios que valorizam a democratização do ensino e a diversidade humana. Assim, essa democratização do acesso ao conhecimento depende, ainda, de novas/outras ferramentas que viabilizem a participação ativa da pessoa com deficiência, a exemplo dos materiais, sistemas, recursos e métodos fornecidos pela Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa, aposta de formação do Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Comunicação Alternativa da Universidade Federal de Sergipe. Metodologicamente, a pesquisa segue os preceitos da pesquisa-ação crítico-colaborativa. Discutiram-se processos de formação realizados através de dois projetos: a formação com 40 professores da rede pública pelas vias de um projeto de extensão sob a forma de oficinas (2015); e outra formação realizada com 10 professores da rede pública mediante uma parceria com a Secretaria do Estado de Sergipe, através de grupos de discussão (2014). Observaram-se, pelas experiências, professores em formação desejosos em perpetuar as discussões instauradas naqueles momentos. Iam se apropriando do seu lugar enquanto ativamente engajados nos contornos de sua própria formação. Destaca-se que essa é a sinalização de um caminho importante, que segue não segregando prática e teoria, apostando na relação dialética entre as mesmas.
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