NA TRAMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA

Autores

  • Rosana Carla do Nascimento Givigi Universidade Federal de Sergipe
  • Juliana Nascimento de Alcântara Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Pensar a formação de professores hoje impõe a necessidade de criar frestas para que sejamos capazes de escapar da homogeneização à qual a escola encontra-se subjugada, lançando mão dos princípios que valorizam a democratização do ensino e a diversidade humana. Assim, essa democratização do acesso ao conhecimento depende, ainda, de novas/outras ferramentas que viabilizem a participação ativa da pessoa com deficiência, a exemplo dos materiais, sistemas, recursos e métodos fornecidos pela Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa, aposta de formação do Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Comunicação Alternativa da Universidade Federal de Sergipe. Metodologicamente, a pesquisa segue os preceitos da pesquisa-ação crítico-colaborativa. Discutiram-se processos de formação realizados através de dois projetos: a formação com 40 professores da rede pública pelas vias de um projeto de extensão sob a forma de oficinas (2015); e outra formação realizada com 10 professores da rede pública mediante uma parceria com a Secretaria do Estado de Sergipe, através de grupos de discussão (2014). Observaram-se, pelas experiências, professores em formação desejosos em perpetuar as discussões instauradas naqueles momentos. Iam se apropriando do seu lugar enquanto ativamente engajados nos contornos de sua própria formação. Destaca-se que essa é a sinalização de um caminho importante, que segue não segregando prática e teoria, apostando na relação dialética entre as mesmas.

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Biografia do Autor

Rosana Carla do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Juliana Nascimento de Alcântara, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

23-08-2016

Como Citar

Givigi, R. C. do N., & Alcântara, J. N. de. (2016). NA TRAMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA ASSISTIVA. Revista Educação Especial Em Debate, (01), 8–24. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/14586

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo