O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO PPGE
Resumo
O objetivo do estudo consiste em compreender a política do Atendimento Educacional Especializado pela via dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, no período de 2008 a 2015, utilizando-se a metodologia da pesquisa bibliográfica. Tal política tem ganhado força no cenário nacional a partir de 2008 e os municípios têm oferecido esse serviço como forma de apoiar o processo de ensino-aprendizagem dos sujeitos público-alvo da educação especial. A partir da análise de conteúdo articulados com o referencial teórico de Vigotski, o estudo oportunizou conhecer e compreender o Atendimento Educacional Especializado pela via das pesquisas auxiliando a refletir sobre a organização, os modos de atender e o referencial teórico. As pesquisas também mostram a importância da formação dos professores, principalmente a formação continuada. Conclui que o Atendimento Educacional Especializado contribui para a ressignificação do sentido da escola para os sujeitos público-alvo da educação especial, acolhendo as diferenças e respeitando a diversidade, promovendo espaços inclusivos, onde todos tenham acesso ao conhecimento.
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Referências
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