UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE

Autores

  • Vanessa Helena Santana Dalla Dea
  • Ana Flavia Teodoro de Mendonça Oliveira Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
  • Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O número de pessoas com deficiência matriculadas no ensino superior tem aumentado significativamente. O objetivo desta pesquisa é analisar o perfil dos núcleos de acessibilidade de cinco universidades públicas federais da região Centro-Oeste do Brasil, verificando: condições de trabalho, recursos humanos e materiais, e acessibilidade nas instituições. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário por meio eletrônico. As análises revelam que os núcleos de acessibilidade possuem coordenadores bem qualificados, mas faltam investimentos e políticas públicas para melhorar os recursos humanos e as condições de acessibilidade para garantir o direito dos alunos público-alvo da educação especial.

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Publicado

30-06-2018

Como Citar

Dea, V. H. S. D., Oliveira, A. F. T. de M., & de Melo, F. R. L. V. (2018). UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE. Revista Educação Especial Em Debate, (05), 96–113. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/20984

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo