REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA POR PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL MATRICULADOS EM UMA ESCOLA REGULAR

Autores

  • Thiago Sardenberg
  • Helenice Maia

Resumo

Resumo: Tecnologia assistiva (TA) é um termo recente no Brasil, definido nos documentos legais, em 2006, como o uso de recursos e/ou serviços que garantam a autonomia e a independência da pessoa com deficiência. O objetivo desta pesquisa foi investigar as possíveis representações sociais de tecnologia assistiva elaboradas por professores dos anos iniciais do ensino fundamental que atuam em uma escola regular com alunos deficientes visuais (DV) incluídos. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici. Para a coleta de dados, foram analisados documentos oficiais relativos à TA e realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores, os quais foram analisados em seu conteúdo, conforme proposto por Lawrence Bardin. A análise das entrevistas evidenciou que, para os professores entrevistados, o conhecimento da TA é orientado provavelmente pela polissemia do termo “recurso” encontrado nos documentos oficiais, pois os professores associaram TA a qualquer recurso que inclui, relativo à perspectiva tanto da TA quanto à pedagógica. No que concerne às representações sociais da TA, foram encontrados alguns indícios dessa representação no grupo dos docentes, pois, mesmo não reconhecendo a expressão TA, eles associaram-na a recursos, estratégias e produtos utilizados com o aluno DV. É provável que essa representação esteja em fase de elaboração, pois esses recursos aparecem nas conversas sobre TA e trocas de informações sobre ela.

Palavras-chave: Representações Sociais. Tecnologia Assistiva. Deficiência Visual.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

Sardenberg, T., & Maia, H. (2018). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA POR PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL MATRICULADOS EM UMA ESCOLA REGULAR. Revista Educação Especial Em Debate, (06), 35–50. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/23624

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Artigos - Fluxo Contínuo