Formação continuada dos professores no contexto da Sala de Recursos Multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado

Autores

Resumo

Em decorrência de ações para a universalização da educação básica, bem como o movimento da educação inclusiva, tem-se o crescimento da matricula nas escolas de pessoas com necessidades educacionais especiais. Neste sentido urge a necessidade de a escola adaptar-se a este processo com professores que tenham em sua formação, inicial ou continuada, habilidades para atuar juntos a estes alunos. A presente pesquisa é um recorte de dissertação e pautou-se em conhecer a formação dos professores que atuam no atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas com salas de recursos multifuncionais da Secretaria  Municipal de Ensino de Manaus (SEMED), bem como sua vivência  no atendimento do público alvo da Educação Especial. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa e descritiva, com coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado com itens pertinentes à pesquisa, tendo como participantes 11 professores que atuam no AEE. A análise dos dados quantitativos e qualitativos, foi realizado a partir do Software Sphinx. Os resultados sinalizaram que a SEMED tem promovido ações para inclusão por meio da formação continuada dos professores, contudo essa formação ainda apresenta desafios em relação à abordagem teórica de desenvolvimento de aprendizagem, bem como de conceitos e habilidades específicas na área da Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Me. Júlia Graziela Bernardino de Queiroz, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM no Rio Grande do Sul, Linha de Pesquisa em Educação Especial, Mestre pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. (MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO TECNOLÓGICO, Linha de pesquisa: Processo Formativo de Professores, 2017). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Especialista em Metodologia do ensino Superior, em Gestão Educacional (2008) e Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (2016). Professora da Secretaria Municipal de Educação. Experiência na área de Educação, assessoramento de professores (SENAI e SEMED), docência nas séries iniciais, ensino fundamental e estágio no Ensino Superior na Disciplina de Educação Especial na Universidade Federal Amazonas (UFAM), Formadora na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) na área de Educação Infantil e Tecnologia Assistiva em Salas de Recursos Multifuncionais na SEMED. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) por meio do convênio SEMED/MEC.

Dra. Elaine Maria Bessa Rebelo Guerreiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Professora aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFAM. Faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM, lecionando a disciplina "Trabalho Pedagógico e Político de Inclusão no Ensino Tecnológico". 

Downloads

Publicado

11-05-2022

Como Citar

QUEIROZ, J. G. B. D., & Rebelo Guerreiro, E. M. B. . (2022). Formação continuada dos professores no contexto da Sala de Recursos Multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado. Revista Educação Especial Em Debate, 6(11), 48–69. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/30784

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo