Algumas Contribuições de Vygotsky e Bakhtin para a área da educação dos surdos

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo levantar e discutir conceitos importantes trazidos por dois teóricos que discutem interação, pensamento e linguagem - Vygotsky e Bakhtin - em seus estudos e como podem contribuir com a área da Educação de Surdos na consolidação de uma educação bilíngue. A metodologia para essa apresentação se caracteriza como uma revisão de literatura de natureza bibliográfica documental e utiliza o método da abordagem descritiva com análise qualitativa exemplificada com algumas atividades realizadas por estudantes surdos em contato com as línguas – Libras L1 e Língua Portuguesa L2. Os resultados dessa revisão nos mostram que é possível utilizar os conceitos propostos pelos autores na elaboração das práticas educativas para os estudantes surdos e consolidar alguns dos propósitos da abordagem educacional bilingue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Vieira, Universidade Federal do ABC - UFABC

Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta A na Universidade Federal do ABC - UFABC. 

 

Downloads

Publicado

11-05-2022

Como Citar

Vieira, C. R. (2022). Algumas Contribuições de Vygotsky e Bakhtin para a área da educação dos surdos . Revista Educação Especial Em Debate, 6(11), 91–112. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/33893

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo