A prática pedagógica em educação física para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Autores

Resumo

O presente estudo fundamenta-se em uma pesquisa-ação, de natureza exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, tendo como público-alvo doze crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI), de ambos os sexos e na faixa etária de cinco a onze anos de idade no município de Altamira/PA. O estudo objetiva descrever possibilidades de ensino, para a prática pedagógica em Educação Física, que auxiliem no desenvolvimento motor e cognitivo de alunos com TDAH. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado o teste de Escala de Desenvolvimento Motor (EDM); posteriormente foi executado um programa de intervenção pedagógica abordando conteúdos de jogos, brincadeiras e circuito psicomotor sendo elaborados de forma lúdica e recreativa para crianças com TDAH, e por fim a reaplicação do teste de EDM. Conclui que crianças com TDAH apresentam um elevado nível de atraso no desenvolvimento motor, com classificação de inferior (70-79) e muito inferior (<70), considerando a idade cronológica dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laíne Rocha Moreira, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação pela ULBRA de Canoas/RS e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará/UEPA (2017) onde atua como professora Auxiliar. Pesquisadora do Grupo Multidisciplinar de pesquisa em Educação, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia. 

Elma Guimarães Amoras, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus IX-Altamira. 

 

Claucinéia Bloemer Rodrigues , Universidade do Estado do Pará

Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

11-05-2022

Como Citar

Moreira, L. R., Amoras, E. G., & Rodrigues , Claucinéia B. . (2022). A prática pedagógica em educação física para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Revista Educação Especial Em Debate, 6(11), 149–169. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/33978

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo