Inclusão no Ensino Superior

Uma análise da literatura brasileira entre 2010-2020

Autores

Resumo

A presente investigação tem por objetivo compreender o panorama da produção científica envolvendo a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior, no recorte temporal de 2010 a 2020. Foram analisados nove artigos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, investigando a produção das revistas científicas brasileiras. Notam-se avanços e descontinuidades da produção científica através dos  anos, impulsionados pelo aparecimento de diferentes Leis, Decretos e Políticas da área de Educação  Especial na perspectiva inclusiva e seu processo histórico no cenário brasileiro. Ao final observou-se avanços na pesquisa referente a temática, porém o Ensino Superior acessível se mostra ainda um desafio para ser concretizado. Os artigos analisados apontam no sentido de despreparo dos profissionais, enfatizando lacunas na formação inicial e uma consequente insegurança quanto a ações teórico-metodológicas acessíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Leoncio Monti, UFSCar

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.  Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi).

Stela Cezare do Santo, Unesp

Mestranda em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (Mestrado Acadêmico) na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, campus Araraquara-SP. 

Ligia Maria de Almeida Lizeo, Unesp

Mestranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, campus Araraquara-SP. Concursada da Prefeitura Municipal de Matão-SP e atua como educadora social. Também é professora efetiva na sala de recurso pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo onde atua com educação inclusiva.

Downloads

Publicado

11-05-2022

Como Citar

Monti, L. L., Santo, S. C. do, & Lizeo, L. M. de A. (2022). Inclusão no Ensino Superior: Uma análise da literatura brasileira entre 2010-2020. Revista Educação Especial Em Debate, 6(11), 133–148. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/34729

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo