Ensino informatizado de leitura e escrita para um aluno com Autismo e Deficiência Intelectual

Autores

Resumo

Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo e/ou Deficiência Intelectual demandam um planejamento de ensino sistemático eficiente que considerem os repertórios prévios do aluno e as características biofisiológicas. Considerando os resultados obtidos com o Módulo 1 do ALEPP com diferentes populações, perguntou-se se um aluno com TEA e DI poderia se beneficiar desse programa de ensino.  Assim, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar os efeitos da aplicação de três unidades de ensino do Módulo 1 do ALEPP na aquisição de habilidades de leitura e escrita em um aluno com TEA e DI. Participou da pesquisa um aluno, de 9 anos e 5 meses, matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa aplicou medidas de pré e pós-teste e avaliações durante o programa de ensino, o qual contou com uma rede de relações ensinadas e testadas, baseadas no paradigma de equivalência de estímulos. O estudo foi desenvolvido na própria escola do participante com sessões de, aproximadamente, 30 minutos. Os resultados demonstraram que o aluno beneficiou-se do programa de ensino, apresentado aumento nos desempenhos das habilidades avaliadas após a exposição às unidades de ensino, principalmente em leitura de palavras diretamente ensinadas e de generalização, ou seja, não ensinadas diretamente.

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Biografia do Autor

Jéssica Harume Dias Muto, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Licenciatura em Educação Especial pela UFSCar. Discente do curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar (campus São Carlos/SP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP - Processo # 2019/01125-8). A pesquisa foi realizada por meio do financimento de bolsa de Iniciação Científica da FAPESP (Processo # 2015/23136-0).

Endereço para correspondência: PPGEEs/UFSCar - Rod. Washington Luís, km 235 - SP-310 - São Carlos/SP, CEP 13565-905

Lidia Maria Marson Postalli, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, campus São Carlos/SP. Contou com financiamento do Edital Universal 01/2016 (CNPq, Processo # 427409/2016-0) e é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (CNPq, Processo # 465686/2014-1; FAPESP, Processo # 2014/50909-8; CAPES Processo # 88887.136407/2017-00).

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Jéssica Harume Dias Muto, & Lidia Maria Marson Postalli. (2022). Ensino informatizado de leitura e escrita para um aluno com Autismo e Deficiência Intelectual. Revista Educação Especial Em Debate, 7(13). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/35098

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo