Ensino informatizado de leitura e escrita para um aluno com Autismo e Deficiência Intelectual
Resumo
Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo e/ou Deficiência Intelectual demandam um planejamento de ensino sistemático eficiente que considerem os repertórios prévios do aluno e as características biofisiológicas. Considerando os resultados obtidos com o Módulo 1 do ALEPP com diferentes populações, perguntou-se se um aluno com TEA e DI poderia se beneficiar desse programa de ensino. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar os efeitos da aplicação de três unidades de ensino do Módulo 1 do ALEPP na aquisição de habilidades de leitura e escrita em um aluno com TEA e DI. Participou da pesquisa um aluno, de 9 anos e 5 meses, matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa aplicou medidas de pré e pós-teste e avaliações durante o programa de ensino, o qual contou com uma rede de relações ensinadas e testadas, baseadas no paradigma de equivalência de estímulos. O estudo foi desenvolvido na própria escola do participante com sessões de, aproximadamente, 30 minutos. Os resultados demonstraram que o aluno beneficiou-se do programa de ensino, apresentado aumento nos desempenhos das habilidades avaliadas após a exposição às unidades de ensino, principalmente em leitura de palavras diretamente ensinadas e de generalização, ou seja, não ensinadas diretamente.