PERSPECTIVA DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Resumo

A educação inclusiva tem conquistado cada vez mais espaço e, essa ascensão é acompanhada de diversos desafios. Nesse sentido, torna-se imprescindível o estudo e a discussão a respeito das competências profissionais da comunidade escolar, especificamente do corpo docente, que está inserido na relação de ensino e aprendizagem. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficiência e efetividade da formação docente voltada para a inclusão de aluno. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, composta pelos principais artigos e periódicos que tratam a temática. Como critério de inclusão, foram escolhidos trabalhos e artigos publicados nos últimos cinco anos, diretamente relacionados com o assunto. Desta forma, a pesquisa teve como metodologia a leitura de artigos e periódicos, leis, disponíveis online, em português e em bases como Google Acadêmico e Scielo. Os principais descritores utilizados para esta pesquisa foram “formação docente”, “inclusão escolar”, “deficiência auditiva” e “educação inclusiva”. Conclui-se que a formação docente se constitui um dos pilares imprescindíveis para uma educação inclusiva mais efetiva, mas que ainda necessita superar obstáculos e desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Dos Santos Bernardes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Licenciada em Pedagogia e especialista em Pedagogia Empresarial Organizacional pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Mobilidade Internacional na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (U. Porto). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). É pesquisadora colaboradora na Universidade Federal de Uberlândia.

Romênia Moraes Araújo

Bacharela em Serviço Social pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), Curso de Licenciatura em Formação Pedagógica, EAD, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias (IFMA) e Pós-Graduação em Serviço Social na Saúde EAD pela Faculdade de Ensino de Minas (FACEMINAS). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Anhanguera (UNIDERP), Curso de Licenciatura em Formação Pedagógica, EAD, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias (IFMA) e Pós-Graduação em Serviço Social na Saúde EAD pela Faculdade de Ensino de Minas (FACEMINAS).

Downloads

Publicado

14-11-2023

Como Citar

Dos Santos Bernardes, J., & Romênia Moraes Araújo. (2023). PERSPECTIVA DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 99–113. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/36046

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo