EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
representações dos discentes surdos, pandemia do novo coronavírus e exclusão institucional
Resumen
Este artigo busca compreender quais representações são produzidas pelos discentes surdos sobre a realidade no contexto da pandemia do novo coronavírus. Nossas reflexões apontam a comunicação como ação ética (SODRÉ, 2014) e dimensão estruturante e organizadora da própria vida social (CASTRO, 2020), tendo como foco a exclusão institucional desses sujeitos no sistema educacional do Pará. Assim, de acordo com Buber (2001), a atitude humana determina o significado de sua existência e do mundo. Como corpus de análise foram selecionados seis discentes surdos, matriculados numa escola municipal de Belém. A pesquisa é de caráter descritivo, a partir de uma experiência vivida por uma das pesquisadoras. O resultado dessa pesquisa revela respostas positivas dos discentes à experiência com o envolvimento na proposta de ensino remoto, evidenciando possibilidades que podem ser replicadas no ensino formal.
Palavras-chave: Educação. Surdos. Comunicação. Pandemia. Representações Sociais