EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS

representações dos discentes surdos, pandemia do novo coronavírus e exclusão institucional

Autores/as

Resumen

Este artigo busca compreender quais representações são produzidas pelos discentes surdos sobre a realidade no contexto da pandemia do novo coronavírus. Nossas reflexões apontam a comunicação como ação ética (SODRÉ, 2014) e dimensão estruturante e organizadora da própria vida social (CASTRO, 2020), tendo como foco a exclusão institucional desses sujeitos no sistema educacional do Pará. Assim, de acordo com Buber (2001), a atitude humana determina o significado de sua existência e do mundo. Como corpus de análise foram selecionados seis discentes surdos, matriculados numa escola municipal de Belém. A pesquisa é de caráter descritivo, a partir de uma experiência vivida por uma das pesquisadoras. O resultado dessa pesquisa revela respostas positivas dos discentes à experiência com o envolvimento na proposta de ensino remoto, evidenciando possibilidades que podem ser replicadas no ensino formal.

Palavras-chave: Educação. Surdos. Comunicação. Pandemia. Representações Sociais

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

CARLA PINTO, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Comunicação e Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (UFPA). Membra do Grupo de Estudos em Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão (GEPIDI) e do Grupo de Estudos Narramazônia. 

 

Alda Cristina Costa, Universidade Federal do Pará

Pós-Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia. Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom/UFPA) e da Faculdade de Comunicação (UFPA).  Coordenadora dos Grupos de Estudos e Pesquisas Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense (Narramazônia) e Hermenêutica e Comunicação (HERMENECOM). 

Publicado

22-12-2022

Cómo citar

PINTO, C., & Costa, A. C. (2022). EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: representações dos discentes surdos, pandemia do novo coronavírus e exclusão institucional. Revista Educação Especial Em Debate, 7(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/37003

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo