A HISTÓRIA DA A EDUCAÇÃO DE SURDOS PELAS MÃOS DE UM SURDO: ENTREVISTA COM O SURDO PROFESSOR DOUTOR FABRICE BERTIN

Autores

Resumo

A presente entrevista foi realizada por meios virtuais ao longo do período de janeiro a maio de 2021. O entrevistado, o surdo francês professor doutor Fabrice Bertin, coloca-nos em contato não só com os aspectos teóricos de suas pesquisas, mas com a sua vida enquanto constituição de um pesquisador que além de surdo tem experimentado também a progressiva limitação de seus membros devido à uma doença neurológica. É essa vida de militante surdo que se delineia pela entrevista, permitindo-nos dialogar com um intelectual específico que, desde a experiência da surdez problematiza o mundo de ouvintes no qual se insere, questiona o presente e se debruça sobre fontes históricas no intuito de fomentar novas perspectivas. As reflexões permitem aproximações com a educação de surdos na França e abrem horizontes para outras investigações perpassadas pelas questões históricas da educação de surdos.


Palavras-chave: Surdos; Educação de Surdos; Pesquisa documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Me. José Raimundo Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em Filosofia pela PUC-Minas; mestrado em Educação pelo PPGE-UFES; doutorando em Educação
pelo mesmo programa sob orientação da professora Dra. Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado.

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora (2012) e Mestre (2007) em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE- UFES). Professora e orientadora de mestrado e doutorado dos cursos de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFES) na linha Educação Especial e práticas inclusivas e de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL) na linha de Linguística Aplicada.

Downloads

Publicado

11-05-2022

Como Citar

Rodrigues, J. R. ., & Matos da Costa Vieira-Machado, L. . (2022). A HISTÓRIA DA A EDUCAÇÃO DE SURDOS PELAS MÃOS DE UM SURDO: ENTREVISTA COM O SURDO PROFESSOR DOUTOR FABRICE BERTIN. Revista Educação Especial Em Debate, 6(11), 170–176. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/38216