ALÉM DAS MÃOS

MARCOS LEGAIS DA INCLUSÃO DO SURDO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

Resumo

O presente artigo foi elaborado com o objetivo de identificar os avanços da legislação brasileira que permitiram a inclusão educacional dos surdos. Tendo em vista a necessidade de políticas públicas para que a pessoa com surdez possa gozar de seus direitos fundamentais, entre eles o direito à educação, nota-se a importância da discussão deste tema para conhecimento e execução das leis vigentes. Para tanto, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que possibilitou a análise da legislação vigente, assim como artigos e obras sobre a temática. Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como uma das línguas oficiais do Brasil, iniciou-se uma trajetória pela história da educação de surdos, concomitantemente à cultura surda. Em meio a essa trajetória surgem as políticas públicas voltadas ao processo de inclusão, aqui abordada com enfoque específico na inclusão escolar do surdo. Desse modo, questiona-se sobre a educação do surdo enquanto ser de direito e amparado por leis que preveem sua inclusão e o direito da comunicação educacional e social no ensino regular, ou seja, assegurando-lhe o direito à educação bilíngue e as particularidades de suas necessidades, como exemplo, o ensino da Libras, como primeira língua.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Calbaiser da Silva, Universidade Federal de São Carlos e Prefeitura Municipal de Porto Ferreira

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar pela Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora de Programas e Projetos Educacionais e de Gestão Escolar na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira.

 

 

Sueli, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira (2015). Atualmente é professor efetivo de educação básica I da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira. Tem experiência na área de Educação, pós graduada em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva pela Faculdade de educação São Luís (2019) e Tradução e Intérprete de LIBRAS pela F.H.O. - UNIARARAS (2020). Aluna do curso de Engenharia de Alimentos (1° semestre/ 2022) da USP - Pirassununga

Viviani, Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Professora da Educação Básica da rede municipal de Araras e do curso de Especialização em Psicopedagogia no Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas.

 

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Silva, A. L. C. da, Pereira, S. A., & Zorzo, V. (2022). ALÉM DAS MÃOS: MARCOS LEGAIS DA INCLUSÃO DO SURDO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Educação Especial Em Debate, 7(13). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/38229

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo