Análise da grade curricular dos cursos de pedagogia

como está sendo organizada a formação para atuar na educação especial?

Autores

Resumo

Dentro das políticas públicas voltadas à educação especial, o professor assume papel principal na identificação e atendimentos dos alunos que compõem essa modalidade educacional. Diante dessa constatação, o presente estudo buscou analisar a grade curricular dos melhores cursos de graduação em Pedagogia, de modo a verificar como a formação nessa área vem sendo oferecida aos futuros profissionais. A estrutura curricular de 45 cursos foi consultada e indicou, após a análise dos nomes das disciplinas, a presença de, em média, 1,6 disciplinas por curso voltadas à educação especial, sendo a maior parte obrigatórias ao longo dos cursos. Os resultados indicaram que a maior parte (83%) abordam a educação especial de forma geral, sem discriminar qual seria seu público alvo, outras 30,9% se focam nos déficits ou transtornos, destacando-se a disciplina de Libras e somente uma disciplina envolve, diretamente, as altas habilidades/superdotação, apesar dessa parcela de estudantes também fazerem parte da educação especial. Os dados reforçam a percepção da existência de um número reduzido de disciplinas sobre educação especial, a carga horária pequena para essa modalidade perto da totalidade de horas para integralização do curso, bem como a existência de uma parcela importante de disciplinas oferecidas somente em caráter optativo. Essa organização curricular pode se mostrar, em parte, responsável pelas dificuldades e sensação de preparação insuficiente para incluir alunos com necessidades educacionais especiais, comumente relatadas por professores na literatura científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Pós Doutorado na Universidade São Francisco, Docente permanente do programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-Campinas, e membra do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criativa na Anpepp.

Downloads

Publicado

14-11-2023

Como Citar

Nakano, T. de C. (2023). Análise da grade curricular dos cursos de pedagogia: como está sendo organizada a formação para atuar na educação especial?. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 36–58. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/38355

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo