INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO MÉDIO DO IFES CAMPUS ITAPINA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Resumen
O estudo busca compreender as demandas de formação continuada de professores em atuação no Ensino Médio do Instituto Federal de Educação de Itapina, localidade de Colatina, Estado do Espírito Santo, mediante à inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial. Busca sustentação nas teorizações de Freire (1996) e se desenvolve por meio dos pressupostos da pesquisa qualitativa e do Estudo de Caso, adotando como procedimentos: solicitação para a realização da investigação, consulta documental e uso de questionários abertos respondidos pelos profissionais em atuação na instituição de ensino. Em atendimento aos protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenção da Pandemia da Covid-19, foram encaminhados 60 questionários por e-mail no mês de setembro de 2020, sendo devolvidos 12 instrumentos respondidos até dezembro do mesmo ano. Como resultados, verifica-se as principais temáticas apontadas para os processos de formação continuada: a) as trajetórias de escolarização dos estudantes; b) a legislação e os pressupostos da educação especial/educação inclusiva; c) a acessibilidade curricular; d) os processos de avaliação; e) a articulação do ensino comum e de educação especial. Além disso, os participantes apontaram possibilidades de organização dos processos formativos para a discussão das temáticas levantadas e as contribuições delas para o planejamento e a mediação de práticas pedagógicas inclusivas.