POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA

Autores

Resumo

Com o advento da pandemia de Covid-19 emergiu o desafio de dar continuidade ao processo de escolarização, a alternativa precisou ser exclusivamente remota, a qual, por estar muito longe de ser a alternativa ideal, foi a solução encontrada devido à pressão política e social para que, no momento de pandemia, o ensino não ficasse suspenso. Essa situação nos despertou para a necessidade de compreender essa implementação e os impactos para os estudantes vinculados à educação especial. Por isso, nosso objetivo foi analisar a implementação do ensino remoto nos municípios de Cariacica e Vila Velha/ES, a fim de saber como organização da proposta educativa atende aos estudantes vinculados à modalidade de educação especial, no contexto de pandemia do novo coronavírus. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa, do tipo documental. A pesquisa mostrou que as propostas têm em comum o caráter do estabelecimento de vínculos entre a escola e os estudantes, o que é necessário, mas consideramos não ser o bastante para contabilizar um ano letivo, sobretudo aos alunos vinculados a modalidade de educação especial que historicamente foram prejudicados pela não participação no ensino regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Costa Camizão, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Ufes). Professora da Rede Municipal de Cariacica – ES. Membra do Grupo de Pesquisa Educação Especial no sistema comum de ensino: acesso, permanência, aprendizagem e direito social (CNPq) Membra do Fórum Permanente de Educação Inclusiva. Espírito Santo, Brasil.

Patricia Santos Conde, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Professora da Educação Básica (Educação Infantil e Educação Especial). Espírito Santo, Brasil.

Sonia Lopes Victor, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutora em Educação (Universidade de São Paulo) e em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Educação (Universidade de São Paulo). Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes). Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP/Ufes). Espírito Santo, Brasil.

Downloads

Publicado

16-06-2023

Como Citar

Costa Camizão, A., Santos Conde, P., & Lopes Victor, S. (2023). POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA. Revista Educação Especial Em Debate, 7(14), 67–81. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41497

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo