GRUPO DE ESTUDO APRENDENDO A APRENDER – GEAA:
PERCURSO FORMATIVO COM PROFESSORES DO AEE
Resumo
Tem-se nesse estudo, parte dos dados coletados na pesquisa de doutoramento, que se defende a tese: a participação em encontros formativos pode instaurar processos de estudos colaborativos e de aprendizagens do cotidiano inclusivo na possibilidade do favorecimento da inclusão dos educandos com Deficiência Intelectual. Este artigo, apresenta o Grupo de Estudo Aprendendo a Aprender – GEAA como um espaço de formação continuada realizada com educadores que atuam no AEE, onde estes buscam construir práticas inovadoras cada vez mais inclusivas. Delineou-se como questão norteadora para este estudo: qual a importância que o GEAA exerce para a instalação de práticas pedagógicas no cotidiano do AEE para a inclusão de estudantes? Definiu-se como objetivo geral: analisar as contribuições do GEAA para o favorecimento de práticas pedagógicas inclusivas junto ao educando da Educação Especial. No percurso metodológico, trabalhamos com aspectos qualitativos, descritivos e analíticos. O lócus do estudo é o GEAA, composto por 22 educadores que atuam no AEE, localizado na região do Seridó/RN. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados são os questionários e cadernos de memória do GEAA. A pesquisa identifica que os estudos de cunho colaborativo contribuem para a permanência dos participantes nas formações, pois estes têm a liberdade de contribuir e apontar diretrizes para os temas que devem ser inseridos nos encontros. Percebe-se, também, que o GEAA exerce papel fundamental para a melhoria das práticas pedagógicas dos educadores, pois estes identificaram que a reflexão-ação-reflexão em colaboração com os pares, tornou-se um diferencial no seu fazer pedagógico.