Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º ciclo do Ensino básico para a Educação Inclusiva:

Como percecionam os professores as suas práticas?

Autores

Resumo

Com este artigo pretendemos abordar a forma como os professores referem pôr em prática os princípios da Educação Inclusiva (EI), nomeadamente na resposta à diversidade e mais especificamente aos alunos sinalizados como NEE. Este trabalho decorre da investigação mais abrangente no âmbito de um curso de doutoramento, através da qual analisámos a formação inicial de professores (FIP) do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) em Portugal, nomeadamente a forma como estão a ser formados os futuros professores para atenderem à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Realizámos entrevistas a quatro professoras do ensino regular para perceber como estas percecionam o conceito de EI, mas através das quais pretendíamos saber quais consideravam ser as dificuldades que sentidas em sala de aula ao trabalharem com alunos com NEE. As quatro participantes expressam uma ideia clara de que o trabalho colaborativo é fundamental para o desenvolvimento de práticas inclusivas e que é essencial que as práticas estejam assentes nos princípios da diferenciação pedagógica (DP) para responderem a todos os seus alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Santos, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutorando em Educação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Professor Convidado no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) a lecionar na Pós-Graduação de Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor, Docente de Educação Especial no Colégio Pedro Arrupe, Portugal.

Maria João Mogarro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigadora do seu Centro de Investigação (UIDEF)

Doutora em Ciências da Educação, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

Downloads

Publicado

14-11-2023

Como Citar

Santos, N., & Mogarro, M. J. (2023). Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º ciclo do Ensino básico para a Educação Inclusiva: : Como percecionam os professores as suas práticas?. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 5–17. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41759

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo