O PAPEL DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E DAS POSSIBILIDADES

Autores

Resumo

O presente estudo versa sobre o papel do professor na inclusão de alunos autistas na educação infantil, com enfoque na análise dos desafios e das possibilidades enfrentados. Assim, delineamos como objetivo deste trabalho analisar o papel do professor, da sala regular, na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista – TEA, no contexto da educação infantil, evidenciando os principais desafios e possibilidades no processo de inclusão deste educando. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica, considerando que buscamos, na literatura científica, as elucidações pontuadas por diferentes autores sobre o tema em tela. Desse modo, os resultados da pesquisa apontaram que o papel que o professor da educação infantil assume no tocante à inclusão de alunos com TEA é de mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem em que a partir de um trabalho conjunto com os demais membros da equipe escolar e/ou multidisciplinar, e também articulado com a família, torna-se factível realizar a inclusão deste aluno no contexto da educação básica, especialmente na educação infantil. Concluímos, portanto, que o processo de inclusão do aluno com TEA, torna-se factível a partir de um trabalho pautado na colaboração e, que quanto antes, efetivar-se as intervenções pedagógicas necessárias, maiores serão as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento deste educando, uma vez que apesar de o mesmo apresentar tal deficiência, suas possibilidades de desenvolvimento não são estáticas, mas imbuídas por um processo dinâmico que se transforma a partir de cada experiência, cada interação e cada aprendizagem que lhe é oportunizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Processo Ensino e aprendizagem (GEPPE/CNPq) e do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais (GIEPELPS/CNPq).

Davi Milan, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Professor mediador da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), professor da educação básica da rede pública municipal de Quintana -SP, Especialista em Educação ESAP(2011), graduado em Pedagogia ANHANGUERA (2012) e Letras FAP (2008). Membro do Grupo de Produção Acadêmica (PPA); Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Educadores (GP FORME) da UNESP de Marília-SP, membro do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Saúde e deficiência da Unesp de Marília -SP.

Downloads

Publicado

14-11-2023

Como Citar

Erica Dantas da Silva, & Davi Milan. (2023). O PAPEL DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:: UMA ANÁLISE DOS DESAFIOS E DAS POSSIBILIDADES. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 18–35. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/42907

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo