A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR

ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM

Autores

  • Marilandia Martins de Almeida Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO
  • Wagton Wander Neves Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO https://orcid.org/0009-0007-4428-9271

Resumo

Este estudo busca compreender a realidade do acesso e permanência de estudantes com deficiência nos cursos de graduação de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Guajará-Mirim. Para tanto, a pesquisa realizada possui uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados por meio de documentos disponíveis na instituição pesquisada. Os resultados indicam que o acesso e permanência dessas pessoas no ensino superior no IFRO Campus Guajará-Mirim ainda é limitado, isso demonstra que apesar dos avanços no estabelecimento de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcD) os desafios em todos os níveis e modalidades de ensino ainda é uma realidade, principalmente no Ensino Superior. Sendo assim, compreende-se a importância da implementação dessas políticas como uma possibilidade na garantia de oportunidades e para que todas as pessoas tenham condições de acesso e permanência no ensino superior. No entanto, é evidente a necessidade de uma ação conjunta entre governo, família, instituições de ensino, professores e estudantes na promoção da inclusão de PcD no ensino superior no município de Guajará-Mirim/RO, ressaltando que esse acesso e permanência deve acontecer de maneira significativa para esses estudantes.

Biografia do Autor

  • Marilandia Martins de Almeida Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (2018). Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Rondônia, na área de pedagogia.

  • Wagton Wander Neves Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO

    Possui graduação em Licenciatura em Química pelo IFRO, Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim (2023). Pós graduação em Ensino de Matemática pela FAVENI: Faculdade Venda Nova do Imigrante (2024).

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Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(20), 123-137. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/44322