A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR
ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM
Resumo
Este estudo busca compreender a realidade do acesso e permanência de estudantes com deficiência nos cursos de graduação de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Guajará-Mirim. Para tanto, a pesquisa realizada possui uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados por meio de documentos disponíveis na instituição pesquisada. Os resultados indicam que o acesso e permanência dessas pessoas no ensino superior no IFRO Campus Guajará-Mirim ainda é limitado, isso demonstra que apesar dos avanços no estabelecimento de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcD) os desafios em todos os níveis e modalidades de ensino ainda é uma realidade, principalmente no Ensino Superior. Sendo assim, compreende-se a importância da implementação dessas políticas como uma possibilidade na garantia de oportunidades e para que todas as pessoas tenham condições de acesso e permanência no ensino superior. No entanto, é evidente a necessidade de uma ação conjunta entre governo, família, instituições de ensino, professores e estudantes na promoção da inclusão de PcD no ensino superior no município de Guajará-Mirim/RO, ressaltando que esse acesso e permanência deve acontecer de maneira significativa para esses estudantes.













