DO ILUMINISMO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO MODERNA

Autores

Resumo

Este artigo investiga a evolução da educação moderna desde as suas origens iluministas até os desafios e avanços rumo à educação inclusiva no século XXI. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica, que envolveu a análise crítica de uma ampla gama de fontes acadêmicas e literárias relevantes para o tema em questão. Inicialmente, examina-se como as ideias do Iluminismo influenciaram os princípios educacionais que moldaram a educação moderna, destacando-se a valorização da razão, a busca pelo conhecimento e a ênfase na igualdade. Em seguida, são explorados os movimentos educacionais dos séculos XIX e XX, incluindo o surgimento da educação pública e as mudanças nos métodos pedagógicos, além dos desafios enfrentados, como a desigualdade de acesso. A análise culmina na jornada para a educação inclusiva, abordando questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados, destacando os progressos alcançados e os desafios persistentes. Ademais, a promoção da educação inclusiva é vista como uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade, exigindo políticas e práticas educacionais mais inclusivas, investimento em recursos e apoio para alunos e educadores e a promoção de uma cultura de inclusão.

Biografia do Autor

  • Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil
    Doutorando em Educação nas Ciências (Unijuí), Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), Graduado em História e Sociologia pela Uniasselvi. Bolsista CAPES.
  • Edinaldo Enoque da Silva Júnior, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SEED/SC)

    Doutorando em Educação (UNADES). Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Graduado em História e especialista em Ciências Sociais (UNOESC). É professor na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina.

  • Suelen Marçal Nogueira, Instituto Federal Goiano, Campus Ceres, Goiás, Brasil.

    Pós-Doutoranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Goiano. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente da Universidade Evangélica de Goiás e Professora Visitante no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica IF Goiano.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

DO ILUMINISMO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO MODERNA. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(20), 108-122. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/44592