DO ILUMINISMO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO MODERNA
Resumo
Este artigo investiga a evolução da educação moderna desde as suas origens iluministas até os desafios e avanços rumo à educação inclusiva no século XXI. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica, que envolveu a análise crítica de uma ampla gama de fontes acadêmicas e literárias relevantes para o tema em questão. Inicialmente, examina-se como as ideias do Iluminismo influenciaram os princípios educacionais que moldaram a educação moderna, destacando-se a valorização da razão, a busca pelo conhecimento e a ênfase na igualdade. Em seguida, são explorados os movimentos educacionais dos séculos XIX e XX, incluindo o surgimento da educação pública e as mudanças nos métodos pedagógicos, além dos desafios enfrentados, como a desigualdade de acesso. A análise culmina na jornada para a educação inclusiva, abordando questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados, destacando os progressos alcançados e os desafios persistentes. Ademais, a promoção da educação inclusiva é vista como uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade, exigindo políticas e práticas educacionais mais inclusivas, investimento em recursos e apoio para alunos e educadores e a promoção de uma cultura de inclusão.













