QUESTÕES DE GÊNERO E A MULHER COM DEFICIÊNCIA

UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Autores

Resumo

Não se pode negar os avanços acerca dos estudos e discussões sobre gênero, raça/etnia, classe social, religião. Porém, pensar a transversalidade desses estudos com outro marcador da diferença, a deficiência, ainda é um longo percurso a ser trilhado. Observa-se que falar sobre a deficiência acaba sendo degelado aos âmbitos da biomedicina e da saúde, enquanto aéreas das ciências humanas e sociais, parecem não ter se apropriado dessa temática como deveria, de modo a compreender a complexidade que envolve a discussão da deficiência interseccionando com outros marcadores sociais. Para a análise dessa temática, buscar-se-á fundamentos teóricos através de uma pesquisa bibliográfica, trazendo indicadores sociais que destacam a situação de desvantagem das mulheres e de mulheres com deficiência, objetivando uma maior visibilidade para o debate acerca dessas discussões atreladas aos estudos de gêneros, buscando uma maior articulação, visando a construção de políticas publica mais efetivas para esse eixo da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simorelda Alves Ferreira , Universidade Federal do Maranhão

Mestranda da Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Transtorno do Espectro Autista, Professora Hospitalar atuando na área de Desenvolvimento e Reabilitação Infantil.

.

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

Pedagoga, Especialista, Mestra e Doutora em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro – PT, reconhecido pela UFRJ). Professora Adjunta III do Departamento de Educação – UEMA. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFMA), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEMA) e Doutorado em Ensino – RENOEN/UEMA.

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

Alves Ferreira , S., & Fernanda Nunes Rodrigues, S. (2024). QUESTÕES DE GÊNERO E A MULHER COM DEFICIÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA. Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 39–55. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45028

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo