AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ATENDIDAS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DESCRITIVOS

Autores

Resumo

Este artigo busca compreender os processos avaliativos em educação especial na educação infantil, tomando como pressuposto a análise de relatórios descritivos e os sentidos atribuídos à avaliação de crianças atendidas pela modalidade matriculadas em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) na cidade de Vitória-ES. Fundamenta-se em autores como Esteban (2006) e Vygotsky (1984) e outros interlocutores para aprofundar o debate sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil em interface com a educação especial, considerando a importância dos registros descritivos e da documentação pedagógica como forma de contextualizar as aprendizagens e documentar as trajetórias escolares das crianças. Utiliza-se dos relatórios elaborados pelas docentes como fonte documental, analisando a estrutura e organização textual e os elementos presentes na escrita, destacando-se como o processo avaliativo tem compreendido as diferentes formas de manifestação e expressão das crianças e os percursos de aprendizagem e mediações pedagógicas constituídas que visem o desenvolvimento desses estudantes atendidos pela modalidade da educação especial. Como resultados, estabelece reflexões sobre os desafios existentes frente a processos avaliativos que implicam a documentação, a continuidade e a ação reflexiva docente, bem como as possibilidades da avaliação descritiva como importante instrumento do trabalho de professoras na elaboração do planejamento - metodologias, estratégias e recursos - para o atendimento às crianças público da educação especial.

Biografia do Autor

  • Shellen de Lima Matiazzi, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Ufes). Mestre pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE/Ufes). Professora e Pedagoga da Educação Infantil da Rede Municipal de Vitória – ES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: formação, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar.

  • Simone Nascimento Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE/Ufes). Professora da Rede Municipal de Vitória – ES.

  • Ana Lúcia Sodré de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestre pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE/Ufes). Professora Especializada em Deficiência Intelectual e Coordenadora escolar da Rede Municipal de Vitória – ES. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Inclusão Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem (Gepipea/ Ufes).

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Publicado

28-06-2024

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ATENDIDAS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DESCRITIVOS . (2024). Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 89-109. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45032