AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ATENDIDAS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DESCRITIVOS

Autores

Resumo

Este artigo busca compreender os processos avaliativos em educação especial na educação infantil, tomando como pressuposto a análise de relatórios descritivos e os sentidos atribuídos à avaliação de crianças atendidas pela modalidade matriculadas em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) na cidade de Vitória-ES. Fundamenta-se em autores como Esteban (2006) e Vygotsky (1984) e outros interlocutores para aprofundar o debate sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil em interface com a educação especial, considerando a importância dos registros descritivos e da documentação pedagógica como forma de contextualizar as aprendizagens e documentar as trajetórias escolares das crianças. Utiliza-se dos relatórios elaborados pelas docentes como fonte documental, analisando a estrutura e organização textual e os elementos presentes na escrita, destacando-se como o processo avaliativo tem compreendido as diferentes formas de manifestação e expressão das crianças e os percursos de aprendizagem e mediações pedagógicas constituídas que visem o desenvolvimento desses estudantes atendidos pela modalidade da educação especial. Como resultados, estabelece reflexões sobre os desafios existentes frente a processos avaliativos que implicam a documentação, a continuidade e a ação reflexiva docente, bem como as possibilidades da avaliação descritiva como importante instrumento do trabalho de professoras na elaboração do planejamento - metodologias, estratégias e recursos - para o atendimento às crianças público da educação especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shellen de Lima Matiazzi, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Ufes). Mestre pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE/Ufes). Professora e Pedagoga da Educação Infantil da Rede Municipal de Vitória – ES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: formação, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar.

Simone Nascimento Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE/Ufes). Professora da Rede Municipal de Vitória – ES.

Ana Lúcia Sodré de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE/Ufes). Professora Especializada em Deficiência Intelectual e Coordenadora escolar da Rede Municipal de Vitória – ES. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Inclusão Escolar e Processos de Ensino e Aprendizagem (Gepipea/ Ufes).

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

de Lima Matiazzi, S., Nascimento Loureiro, S., & Sodré de Oliveira, A. L. (2024). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ATENDIDAS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DESCRITIVOS . Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 89–109. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45032

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo