A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ESPECIALIZADO JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Resumo

As políticas de escolarização de estudantes do público da Educação Especial nas classes comuns das escolas regulares brasileiras avançam, mas permanece constante o fato de que a maioria desses estudantes, cerca de 70%, tem sido enquadrada na condição de deficiência intelectual (DI). O apoio previsto na política brasileira de inclusão escolar é o Atendimento Educacional Especializado (AEE) oferecido no contra turno que o aluno frequenta na classe comum. Entretanto, estudos evidenciam que os professores têm dúvidas sobre como deve ser o AEE para alunos com DI. O objetivo dessa investigação foi o de realizar uma revisão de estudos sobre a prática pedagógica com alunos com DI. Tomando como base os descritores utilizados, foram identificados 37 estudos, que depois de analisados, foram reduzidos a 12 trabalhos que efetivamente abordaram o tema de interesse. Todos os estudos eram qualitativos, majoritariamente descritivos e baseados em técnicas diversas (observações, entrevistas e análise de documentos). A despeito do número reduzido de estudos, foi evidenciada uma grande diversidade de práticas, o que permite questionar se as orientações oficiais de como deve ser o AEE são suficientes para apoiar os professores e garantir a aprendizagem de estudantes com DI.

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Biografia do Autor

Josiane Beltrame Milanesi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Mestra e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestra em Educação Especial na UFSCar. Professora titular da Universidade Federal de São Carlos, no departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

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Publicado

28-06-2024

Como Citar

Beltrame Milanesi, J., & Gonçalves Mendes, E. (2024). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ESPECIALIZADO JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 147–166. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45036

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo