ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA COM UM ESTUDANTE COM AUTISMO SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Maria Claudia Rangel de Abreu Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Fernanda Ferreyro Monticelli Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES)/Santa Teresa https://orcid.org/0000-0002-2500-1240

Resumo

Esta pesquisa visa investigar as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora em relação a um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na turma do 8º ano do Ensino Fundamental II. Verifica-se que tem havido um aumento significativo na matrícula de alunos com esse diagnóstico nas escolas regulares. As autoras realizaram uma análise da literatura acadêmica acerca de práticas pedagógicas inclusivas em relação ao autismo para examinar como a inclusão tem sido abordada na educação de adolescentes com o transtorno e utilizaram como base teórica a psicologia histórico-cultural de Vigotski. Os dados obtidos foram analisados pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD) e foram verificados aspectos com relação às categorias de linguagem, mediação, interação social e vínculo afetivo, identificando pontos positivos e negativos na relação professor-aluno. O estudo concluiu que, mesmo com os aspectos positivos identificados, se faz necessário mais estudos e pesquisas nessa área.

Biografia do Autor

  • Maria Claudia Rangel de Abreu, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

    Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

  • Fernanda Ferreyro Monticelli, Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES)/Santa Teresa

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como professora de educação especial, no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES)/Santa Teresa.

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Publicado

22-05-2025

Como Citar

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA COM UM ESTUDANTE COM AUTISMO SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(19), 139-160. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45153