DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM USO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DIGITAL

Autores

Resumo

Este artigo explorou percepções e desafios enfrentados pelos professores no contexto da educação inclusiva, com foco na utilização das tecnologias digitais pelos professores  como meio de garantir/promover a inclusão educacional. A pesquisa objetivou refletir sobre a inclusão educacional através do uso das tecnologias digitais como estratégia para garantir o direito à educação do estudante com deficiência na rede pública de ensino. O método utilizado foi o da entrevista com amostra composta por 13 professores da rede municipal de ensino de Niterói. Os resultados evidenciaram que: (1) as tecnologias digitais podem ser utilizadas como ferramentas de mediação, para promoção da aprendizagem e da participação de alunos com deficiência; (2) que estas ferramentas não se destacam apenas como facilitadoras do acesso ao conhecimento, mas também como ferramentas que proporcionam oportunidades equivalentes de aprendizagem, promovendo, assim, uma experiência educacional verdadeiramente inclusiva para todos os alunos. Também revelou a percepção dos educadores de que a estrutura é inadequada para lidar com alunos com deficiência, enfatizando a urgência de investimentos em formação e suporte. Conclui-se destacando a necessidade de investimentos em infraestrutura escolar, bem como em programas de formação e capacitação específicos para os professores. Essas medidas são essenciais para enfrentar os desafios da inclusão educacional e do uso eficaz das tecnologias digitais, visando garantir educação inclusiva de qualidade que atenda às necessidades individuais de todos os alunos.

Biografia do Autor

  • Thiago Jose Antonio da Silva, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

    Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Unicarioca (2024). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão - CENSUPEG (2020). Especialista em Direto e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2013) Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2008). Advogado. Professor de Apoio Especializado da Fundação Municipal de Educação de Niterói e docente da Prefeitura de Maricá.

  • Leonardo Monteiro Trotta, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

    Pós-doutorado em Educação/UERJ. Doutorado e Mestrado em Ciência da Literatura/Poética pela UFRJ. Graduação em Educação Artística com licenciatura em História da Arte pela UERJ. Professor das redes públicas do Rio de Janeiro: SME/RJ e SEEDUC/RJ. De 2011 a 2017 foi Diretor Regional Pedagógico na Metropolitana VI/SEEDUC/RJ. Em 2018 foi coordenador de avaliação na diretoria regional Baixadas Litorâneas/SEEDUC/RJ. No ensino superior tem experiência nas áreas de História da Arte, Administração, Design, Literatura, Educação e Gestão Pública. Atualmente é professor da Unicarioca nos cursos de Design e Pedagogia. Professor no curso de Mestrado e Doutorado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação/Unicarioca. Agente de Acompanhamento em Gestão Escolar pela SEEDUC/RJ. Professor autor de material didático SEEDUC/RJ e FGV/RJ.

  • Rosa Lidice de Moraes Valim, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

    Doutora em Psicossociologia (Programa EICOS/UFRJ), Mestre em Design (PUC-Rio), Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio) com extensão em Empreendedorismo (PUC-Rio) e Especialista em interpretação de conferências no par linguístico português-inglês (PUC-Rio). Atua como Professora de Empreendedorismo na Graduação da Unicarioca, Professora de Liderança e de Criatividade da Pós-graduação em Gestão de Projetos da Unicarioca, Professora de Metodologia do Mestrado em Educação da UniCarioca (MPNTDE) e Professora de Empreendedorismo do Doutorado em Educação da UniCarioca (DPNTDE). Pesquisadora associada do GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência. Editora de Seção de ensaios da revista acadêmica RECITE.

Downloads

Publicado

22-05-2025

Como Citar

DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM USO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DIGITAL. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(19), 44-62. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45170