DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM USO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DIGITAL
Resumo
Este artigo explorou percepções e desafios enfrentados pelos professores no contexto da educação inclusiva, com foco na utilização das tecnologias digitais pelos professores como meio de garantir/promover a inclusão educacional. A pesquisa objetivou refletir sobre a inclusão educacional através do uso das tecnologias digitais como estratégia para garantir o direito à educação do estudante com deficiência na rede pública de ensino. O método utilizado foi o da entrevista com amostra composta por 13 professores da rede municipal de ensino de Niterói. Os resultados evidenciaram que: (1) as tecnologias digitais podem ser utilizadas como ferramentas de mediação, para promoção da aprendizagem e da participação de alunos com deficiência; (2) que estas ferramentas não se destacam apenas como facilitadoras do acesso ao conhecimento, mas também como ferramentas que proporcionam oportunidades equivalentes de aprendizagem, promovendo, assim, uma experiência educacional verdadeiramente inclusiva para todos os alunos. Também revelou a percepção dos educadores de que a estrutura é inadequada para lidar com alunos com deficiência, enfatizando a urgência de investimentos em formação e suporte. Conclui-se destacando a necessidade de investimentos em infraestrutura escolar, bem como em programas de formação e capacitação específicos para os professores. Essas medidas são essenciais para enfrentar os desafios da inclusão educacional e do uso eficaz das tecnologias digitais, visando garantir educação inclusiva de qualidade que atenda às necessidades individuais de todos os alunos.













