PARA ALÉM DA INCLUSÃO ESCOLAR

REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE PERSPECTIVA INCLUSIVA NO BRASIL A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE ISTVÁN MÉSZÁROS

Autores

  • Rosalba Maria Cardoso Garcia Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O artigo tem objetivo discutir as políticas de Educação Especial recentes no Brasil, com caracterização de três gerações de proposições na perspectiva da educação inclusiva, as quais guardam relação com a noção de inclusão escolar. Tais políticas são consideradas como parte do conjunto de contrarreformas de face neoliberal nas políticas sociais e, em consequência, contribuem para os propósitos de internalização de valores e princípios próprios do sistema do capital. Em contraponto aos limites dessas proposições, procuramos refletir a partir das contribuições de István Mészáros que formula um pensamento crítico da realidade social lastreado na formulação educação para além do capital, com base na qual desenvolvemos análises para além da inclusão escolar. Para tanto apontamos a necessidade de um pensamento crítico como parte da formação humana integral, que produza contrainternalização e que vislumbre possibilidades de um processo revolucionário.

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Biografia do Autor

Rosalba Maria Cardoso Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular do Departamento de Estudos Especializados em Educação atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. E-mail: rosacampeche@uol.com.br

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

Garcia, R. M. C. (2024). PARA ALÉM DA INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE PERSPECTIVA INCLUSIVA NO BRASIL A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE ISTVÁN MÉSZÁROS. Revista Educação Especial Em Debate, 9(18), 40–57. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/46395

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo