PARA ALÉM DA INCLUSÃO ESCOLAR
REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE PERSPECTIVA INCLUSIVA NO BRASIL A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE ISTVÁN MÉSZÁROS
Resumo
O artigo tem objetivo discutir as políticas de Educação Especial recentes no Brasil, com caracterização de três gerações de proposições na perspectiva da educação inclusiva, as quais guardam relação com a noção de inclusão escolar. Tais políticas são consideradas como parte do conjunto de contrarreformas de face neoliberal nas políticas sociais e, em consequência, contribuem para os propósitos de internalização de valores e princípios próprios do sistema do capital. Em contraponto aos limites dessas proposições, procuramos refletir a partir das contribuições de István Mészáros que formula um pensamento crítico da realidade social lastreado na formulação educação para além do capital, com base na qual desenvolvemos análises para além da inclusão escolar. Para tanto apontamos a necessidade de um pensamento crítico como parte da formação humana integral, que produza contrainternalização e que vislumbre possibilidades de um processo revolucionário.