ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO:
QUAIS DELINEAMENTOS? QUAIS MODOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO?
Resumen
O presente texto, objetiva relatar a experiência de atuação pedagógica de três professoras do atendimento educacional especializado no contexto do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Nova Venécia, Centro-Serrano e Serra, tomando como princípio as frentes de trabalho expostas na Nota Técnica-SEESP/GAB/nº 11/2010. Discute os modos de atuação do Professor de Atendimento Educacional Especializado e tece reflexões sobre as experiências e práticas de ensino colaborativo dos professores de Atendimento Educacional Especializado, dialogando com as percepções dos modos de organização do trabalho nos contextos de inclusão escolar. Adota a concepção do atendimento educacional especializado como ação pedagógica que envolve frentes de trabalho. Para tanto, as práticas pedagógicas das professoras do atendimento educacional especializado baseiam-se na perspectiva Histórico-Cultural em Vygotsky e em estudiosos no campo da Educação Especial como Baptista, Kassar, dentre outros. Metodologicamente, adota a pesquisa do tipo exploratória, com delineamento descritivo-exploratório por relatar três experiências diferentes de professoras do atendimento educacional especializado. Conclui-se que o atendimento educacional especializado é uma ação pedagógica que envolve questões de trabalho para além do contraturno e o professor do atendimento educacional especializado tem papel fundante nesse processo de garantir a inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Ressalta a importância de garantir a permanência de tais professores nos contextos escolares, sobretudo nos Institutos Federais, para que o trabalho tenha continuidade além de se criar e desenvolver a identidade docente do professor do atendimento educacional especializado que muito tem a potencializar na construção da educação inclusiva nas escolas comuns brasileiras.