O ACORDO MEC-USAID E A EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA

Autores/as

Resumen

Este texto tem como objetivo demonstrar elementos da relação entre o estabelecimento do Acordo MEC-USAID e o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil. Para isso, a partir do aporte teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético, realiza-se pesquisa documental e de produção acadêmica principalmente de Gallagher (1974), Alves (1968), Carneiro (1969), Brasil (1969), Rafante (2015), Mendes (2010), Garcia e Kuhnen (2020). Depreende-se que o Acordo MEC-USAID tem abrangência na educação primária, no Ensino Superior, no Ensino Médio, na formação de trabalhadores para a educação, na elaboração de materiais didáticos e na Educação Especial através de financiamento e condução ideológica da educação no Brasil, mediada por consultores americanos e por manobras do Estado brasileiro. Depreende-se que a crescente industrialização é nodal para a formação do excepcional na Educação Especial, oferecida principalmente por entidades privado-filantrópicas através da oferta direta de serviços educacionais e de serviços educacionais de apoio. Como principais conclusões, considera-se que o Acordo MEC-USAID define as possibilidades de desenvolvimento da Educação Especial no Brasil através dos modelos de oferta de serviços educacionais, pois, por um lado, sugere as escolas especiais, salas especiais, as quais se relacionam com as instituições especializadas e, por outro lado, sugere salas de recurso, os consultores para professores, os quais se relacionam com a inclusão escolar. Conclui-se também que o Acordo MEC-USAID tenha como princípio a formação da mercadoria força de trabalho para a industrialização, vê-se, com base nas sugestões de modelos de oferta para a Educação Especial, o desenvolvimento do setor de serviços na Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Venícios Cassiano Linden, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC). Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores: fundamentos e metodologias de ensino (ForProf/UFT) e do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO/UFSC). Tocantins, Brasil.

Publicado

16-06-2023

Cómo citar

Cassiano Linden, V. (2023). O ACORDO MEC-USAID E A EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA. Revista Educação Especial Em Debate, 7(14), 43–54. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41495

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo