ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO:

QUAIS DELINEAMENTOS? QUAIS MODOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO?

Auteurs

Résumé

O presente texto, objetiva relatar a experiência de atuação pedagógica de três professoras do atendimento educacional especializado no contexto do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Nova Venécia, Centro-Serrano e Serra, tomando como princípio as frentes de trabalho expostas na Nota Técnica-SEESP/GAB/nº 11/2010. Discute os modos de atuação do Professor de Atendimento Educacional Especializado e tece reflexões sobre as experiências e práticas de ensino colaborativo dos professores de Atendimento Educacional Especializado, dialogando com as percepções dos modos de organização do trabalho nos contextos de inclusão escolar. Adota a concepção do atendimento educacional especializado como ação pedagógica que envolve frentes de trabalho. Para tanto, as práticas pedagógicas das professoras do atendimento educacional especializado baseiam-se na perspectiva Histórico-Cultural em Vygotsky e em estudiosos no campo da Educação Especial como Baptista, Kassar, dentre outros. Metodologicamente, adota a pesquisa do tipo exploratória, com delineamento descritivo-exploratório por relatar três experiências diferentes de professoras do atendimento educacional especializado. Conclui-se que o atendimento educacional especializado é uma ação pedagógica que envolve questões de trabalho para além do contraturno e o professor do atendimento educacional especializado tem papel fundante nesse processo de garantir a inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Ressalta a importância de garantir a permanência de tais professores nos contextos escolares, sobretudo nos Institutos Federais, para que o trabalho tenha continuidade além de se criar e desenvolver a identidade docente do professor do atendimento educacional especializado que muito tem a potencializar na construção da educação inclusiva nas escolas comuns brasileiras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Carline Santos Borges, Instituto Federal do Espírito Santo/ Campus Serra

Doutora e mestra em Educação (PPGE/Ufes). Estágio Doutoral no exterior (IE/ULisboa). Membra dos grupos de pesquisa: Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar (Ufes); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva - GEPEI (UFFS). Gerente de Políticas para a pessoa com deficiência da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Estado do Espírito Santo.

Mariza Carvalho Nascimento Ziviani, Rede Municipal de ensino de Pinheiros

Pedagoga, mestre em Educação (Ufes). Professora e coordenadora pedagógica na rede municipal de ensino do município de Pinheiros

Renata Clara Costa Perovano, professora do Instituto Federal do Espirito Santo- IFES-CENTRO-SERRANO

Graduada em pedagogia pela faculdade FASE- ES (2012). Especialização em educação Especial e Inclusiva pela Faculdade FRABA (2015). Possuo experiência na área da educação, com ênfase na educação Especial.  Experiência profissional como professora de Educação Especial na rede Estadual - SEDU-ES. Atualmente professora do Instituto Federal do Espirito Santo- IFES-CENTRO-SERRANO, como professora substituta do Atendimento Educacional Especializado. E formação ampla dentro da área da Educação Especial.

Téléchargements

Publiée

16-04-2021

Comment citer

Santos Borges, C., Carvalho Nascimento Ziviani, M. ., & Clara Costa Perovano, R. . (2021). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: : QUAIS DELINEAMENTOS? QUAIS MODOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO?. Revista Educação Especial Em Debate, 5(10), 73–93. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/32188

Numéro

Rubrique

Artigos - Fluxo Contínuo