Estado da arte sobre educação escolar de alunos com dislexia no período de 2007 a 2016

Autores

  • João Henrique da Silva Universidade Federal de Roraima, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0003-0277-0466
  • Mariana Pereira Rochel dos Santos Universidade Paulista, campus Sorocaba. Licenciada em Pedagogia.

Resumo

Trata-se de um estado da arte sobre a temática dislexia e educação especial no período de 2007 a 2016 disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação para Ciência e Tecnologia. O objetivo da produção visa mapear e analisar as produções acadêmicas de teses e dissertações desenvolvidas durante o período de 2007 a 2016, a fim de compreender a concepção de dislexia que vem sendo desenvolvida e quais as suas implicações para a educação escolar. Utilizou-se a análise bibliométrica e a análise de conteúdo para mapear e descrever a produção acadêmica relacionada a dislexia e educação especial. Os resultados apontam a pequena demanda na dedicação de estudos acadêmicos sobre dislexia, lacunas nos métodos de ensino, desvios de relevância política e necessidade da formação contínua do professor. Portanto, a dislexia é uma temática que ainda necessita ser aprofundada em vários campos de conhecimento, inclusive, na educação, com o objetivo de garantir o direito à educação escolar dos alunos com dislexia.

Biografia do Autor

  • João Henrique da Silva, Universidade Federal de Roraima, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação

    Doutor em Educação Especial pela UFSCar. Mestre em Educação pela UFGD. Formado em Filosofia e Pedagogia. Foi professor titular IV do Curso de Pedagogia e Filosofia, Instituto de Ciências Humanas, da Universidade Paulista, campus Éden, Sorocaba-SP. Atualmente, trabalha como professor visitante do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Roraima.

  • Mariana Pereira Rochel dos Santos, Universidade Paulista, campus Sorocaba. Licenciada em Pedagogia.

    In Memorian. Pedagoga pela Universidade Paulista, Sorocaba, São Paulo.

Downloads

Publicado

16-04-2021

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

Estado da arte sobre educação escolar de alunos com dislexia no período de 2007 a 2016. (2021). Revista Educação Especial Em Debate, 5(10), 126-145. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/32825