O TRABALHO PEDAGÓGICO COM O/A ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS/AS DOCENTES DA SALA DE RECURSOS GENERALISTA
Resumo
O indivíduo com transtorno do espectro autista (TEA) apresenta comprometimento comportamental, cognitivo, motor e sensorial. Salienta-se a heterogeneidade desse transtorno e, segundo a lei 12764/2012, tal indivíduo é considerado como pessoa com deficiência e deve ter acesso preferencialmente em escolas regulares com atendimento especializado, se necessário. Este trabalho objetiva fomentar a caracterização do espectro autista e as possibilidades do trabalho pedagógico destinado a esses/as estudantes a partir das narrativas docentes. A metodologia foi qualitativa com utilização de narrativas, assim centralizando nossa intervenção nas falas dos/as professores/as da sala de recursos generalista acerca do trabalho pedagógico com o/a estudantes com espectro autista. Para a construção das informações foram utilizadas a entrevista narrativa episódica e a entrevista narrativa mediada, sendo que as informações sofreram análise de conteúdo por categorização. Os resultados denotaram que não devemos generalizar as mediações escolares, em especial pela diversidade do TEA, logo sugestões que considerem as características apresentadas pelo/a estudante com autismo promovem a perspectiva inclusiva, principalmente aquelas que são norteadas pela construção do vínculo entre docente-aluno-conhecimento e da consideração do centro de interesse no contexto pedagógico.